terça-feira, 22 de junho de 2021

Emmy - Melhor Atriz Coadj. Comédia 1999 - Aquele em que Lisa Kudrow Perdeu!

 


Com o fim de ''Cybill'' e ''Seinfeld'', Christine Baranski e Julia Louis-Dreyfus eram inelegíveis para voltar a competição. As vencedoras prévias, Kristen Johnston e Lisa Kudrow, por ''3rd Rock from the Sun'' e ''Friends'', não tiveram problema em retornar. Jane Leeves, indicada em '98 por ''Frasier'', não conseguiu voltar, mas o sucesso altíssimo das temporadas de ''Just Shoot Me!'' e ''Everybody Loves Raymond'' propagaram Wendie Malick e Doris Roberts ao prêmio. Malick voltaria a concorrer anos depois, Roberts só pararia de concorrer com o fim de sua série.

A última vaga foi uma surpresa, mas o sucesso de Ling Woo com o público de ''Ally McBeal'' acabou levando Lucy Liu ao Emmy, uma indicação que poucas pessoas sabem que a atriz possui. Inclusive, Liu acabou entrando no lugar de uma bem amada Jane Krakowski, também de ''McBeal''. Na noite da premiação as favoritas eram Roberts e Kudrow. Doris por ser veterana da indústria em um papel que chamava muita atenção, e Lisa em um uma temporada (a 5ª) de ''Friends'' que diziam ter sido a melhor até então. Sua grande submissão, ''The One Where Everybody Finds Out'', foi o único episódio indicado a direção e roteiro naquele ano. 

No fim, a vitória de Johnston foi um upset surpreendente, especialmente porque ''3rd Rock'' parecia não estar mais nas graças da premiação.

Abaixo, meu ranking:


5º Lugar: Wendie Malick - Just Shoot Me! ("Two Girls for Every Boy" + "Slow Donnie")

Eu quero acreditar que Wendie Malick, vencedora moral dessa categoria em 2011 por ''Hot in Cleveland'', não submeteu esses dois episódios onde ela não faz NADA em cena. Mas dado que alguns indicados costumam fazer isso, também não me surpreendo.

Os 2 episódios são excelentes submissões para David Spade (que foi indicado, submeteu ambos e perdeu), mas tirando uma coisinha aqui e acolá, não fazem em nada para mostrar os talentos de Malick.


4º Lugar: Kristen Johnston - 3rd Rock from the Sun ("Two-Faced Dick" + "Dick the Mouth Solomon")

Johnston, sem dúvidas, deve ser a candidata mais ''over'' dentre todas as indicadas. Óbvio que existe uma explicação para isso, que é o fato de sua personagem ser uma alienígena vivendo num corpo de humanos. Em um episódio ela troca de corpo com o personagem de John Lithgow, no outro ela acreditar estar namorando um cara da máfia.

O primeiro episódio é um show de comédia física, você consegue entender ela absorvendo todos os maneirismos exagerados de Dick (Lithgow) para sua personagem, e utiliza  não só o mimetismo para o corpo, mas um excelente trabalho de voz em enunciação das sílabas como o personagem costuma fazer. O segundo, no entanto, envelheceu um pouco e os gritos da personagem não funcionam sempre, embora gargalhei quando ela tirou um lenço do meio dos seios em uma cena extremamente constrangedora. Ela fica mais abaixo pela seleção ser excelente do que qualquer outro motivo.


3º Lugar: Doris Roberts - Everybody Loves Raymond ("The Toaster" + "Frank's Tribute")

Até 2006, todos os coadjuvantes podiam submeter dois episódios para consideração. Para a sorte de Roberts, suas duas submissões são maravilhosas. Em uma ela precisa lidar com uma torradeira que seu filho comprou especial para os pais, e no segundo o marido vai receber um tributo de ''Homem do Ano''.

Roberts viria a vencer essa categoria quatro vezes, e poderia ter começado nesse ano. Sendo uma senhora de idade, a mobilidade de Doris a impede de focar sua comédia em algo físico. Para compensar isso, essa mulher (que tem as melhores ''one-liners'' dentre as senhoras de sitcoms) era a rainha da expressão facial. E ainda, no seu segundo episódio, ela tem belíssimas cenas de drama sobre a importância do amor em seu casamento, um prato cheio para a atriz mostrar versatilidade.


2º Lugar: Lucy Liu - Ally McBeal ("Angels and Blimps" + "Sex, Lies, and Politics")

Liu tem um combo parecido com o de Roberts, mas em uma linguagem ainda mais apurada. Em um episódio ela precisa representar uma criança com leucemia (Haley Joel Osment) e no outro ganhar de um deputado estadual que acabou com uma loja de livros/álbuns por considerar o conteúdo indigno da família tradicional americana.

Em ''Angels'', Liu faz com que a personagem mantenha sua pose durante todo o episódio, sempre com a língua afiada, ela parece ser apenas ''bitch'', sem qualquer humanidade. Em um argumento contra o advogado da Igreja, ela engole ele sem querer, mas quando a criança em questão morre, Liu precisa se desmontar daquilo tudo e cria uma cena muito linda e verdadeira. Já em ''Politics'', ela está no tribunal e dá um discurso em chinês, que não quer dizer NADA COM NADA, apenas para enrolar o júri. E cada nova frase é melhor que a anterior. É um humor mais ''ice queen'', mas funciona em todos os níveis.


1º Lugar: Lisa Kudrow - Friends ("The One Hundredth" + "The One Where Everybody Finds Out")

As duas submissões de Kudrow são o mais perto de perfeição que essa categoria poderia ter. Entre dar a luz aos trigêmeos e descobrir que Chandler e Monica estão namorando, não existe um momento de Lisa que não seja comédia mais pura e inteligente possível. Toda a carga dramática da cena final de ''Hundreth'' já é um contraponto lindo em relação as ações da atriz nas cenas anteriores. E eu poderia falar de como Kudrow domina o jogo de farsa de ''Finds Out'' como poucas vezes na televisão alguém já fez, mas eu quero deixar apenas:


winner!

Nenhum comentário:

Postar um comentário