O prêmio mais velho do mundo, e também o mais cobiçado, terá a sua 88ª edição no dia 28 de Fevereiro e nesse post vou opinar sobre quem vence, quem deveria vencer e quem nem chegou a ser indicado, mas merecia muito. Enquanto a corrida de Melhor Filme nunca esteve tão aberta, todas as de atuações estão fechadas, deixando as maiores dúvidas para as categorias técnicas que irão decidir se Mad Max ou O Regresso que se consagrarão como o maior vencedor da noite.
- MELHOR FILME:
A Grande Aposta
Ponte de Espiões
Brooklyn
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
O Quarto de Jack
Spotlight - Segredos Revelados
Quem vence: A briga está entre O Regresso x Spotlight x A Grande Aposta. Queria muito que o filme do mexicano Iñárritu não vencesse, mas com o apoio do sindicato dos diretores, do BAFTA (Oscar britânico), muito burburinho e campanha, acho inevitável a vitória na categoria principal. Tanto Spotlight quanto A Grande Aposta não tem cara de vencedores do Oscar, mas Spotlight liderou o sindicato de atores (o maior número de votantes do Oscar) e é sobre um assunto muito importante, então está na corrida e diria que é o provável segundo lugar. Não muito atrás vem A Grande Aposta, a surpresa da temporada de prêmios retrata uma época problemática do USA de uma forma sagaz, divertida e um tanto original, venceu o sindicato dos produtores e pode surpreender amanhã.
Quem deveria vencer: Não vi O Quarto de Jack, mas é incomparável o produto final de Mad Max: Estrada da Fúria com qualquer outro concorrente, quase como definidor de gênero esse filme de George Miller seria uma das melhores vitórias da história da Academia. Spotlight e Brooklyn são outros dois filmes que gosto muito, por isso queria que o drama sobre os padres pedófilos virasse o jogo contra a história de vingança de DiCaprio.
Quem deveria estar ai: Carol com toda certeza, o filme de Todd Haynes é o melhor filme dessa safra de premiações e sua exclusão da categoria principal quando indicaram Ponte de Espiões, Perdido em Marte e ameaçam premiar O Regresso é um absurdo. Creed e o novo Star Wars também seriam ótimas opções para a seleção.
- MELHOR DIRETOR:
Adam McKay, A Grande Aposta
George Miller, Mad Mad: Estrada da Fúria
Alejando G. Iñárritu, O Regresso
Tom McCarthy, Spotlight
Lenny Abrahamson, O Quarto de Jack
Quem vence: Existe uma forte campanha para George Miller, mas com a vitória no Globo de Ouro, BAFTA e sindicato de diretores fica dificil para Alejandro G. Iñárritu perder esse prêmio por O Regresso, será uma vitória histórica já que ele será apenas o terceiro diretor a conseguir uma vitória consecutiva nessa categoria do Oscar.
Quem deveria vencer: George Miller, de muito longe, é a melhor direção dentre os indicados e também do ano, o trabalho de Miller beira a perfeição, com um apuro visual que deverá será lembrado até o fim dos tempos no âmbito cinematográfico.
Quem deveria estar ai: Todd Haynes e seu trabalho minimalista em Carol eram obrigação da Academia.
- MELHOR ATOR:
Leonardo DiCaprio, O Regresso
Bryan Cranston, Trumbo
Michael Fassbender, Steve Jobs
Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa
Matt Damon, Perdido em Marte
Quem vence: A vitória de Leonardo DiCaprio é a maior certeza da noite, será a tão aguardada vitória do atual maior astro de Hollywood e podem se preparar porque a salva de palmas será enorme.
Quem deveria vencer: Não existe ninguém mais fã de DiCaprio do que eu, mas mesmo sendo o segundo melhor de uma categoria bem aquém, ainda acho que a melhor performance indicada é de Michael Fassbender por Steve Jobs, mas óbvio que a vitória de Leo será ótima de qualquer forma.
Quem deveria estar ai: Eu fiquei encantado com o trabalho de Michael B. Jordan em Creed e num ano que tanto se pedia diversidade foi uma bola fora a sua esnobada.
- MELHOR ATRIZ:
Brie Larson, O Quarto de Jack
Cate Blanchett, Carol
Charlotte Rampling, 45 Anos
Saoirse Ronan, Brooklyn
Jennifer Lawrence, Joy
Quem vence: Em mais uma barbada da noite não espere ninguém vencendo que não seja Brie Larson, a atriz é basicamente uma novata, mas arrebatou totalmente a crítica, público e os prêmios pelo papel da mãe que faz de tudo para libertar seu filho em O Quarto de Jack.
Quem deveria vencer: Ainda não puder conferir o desempenho de Larson, mas nem duvido que ela realmente seja a que mais mereça. A categoria está linda, a melhor dentre as de atuação, e até Jennifer Lawrence que está no péssimo Joy ainda brilha muito, dentre as quatro indicadas vistas eu ficaria com Charlotte Rampling pela performance sútil, mas eficiente e também pela maravilhosa carreira da atriz.
Quem deveria estar ai: A melhor atuação feminina do ano pertence a Elisabeth Moss em Rainha do Mundo, uma performance visceral, marcante e daquelas que definem uma atriz, mas se até a crítica e os prêmios menores esqueceram dela, nunca que a Academia que iria reparar esse erro, não é mesmo?
- MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Christian Bale, A Grande Aposta
Tom Hardy, O Regresso
Mark Ruffalo, Spotlight
Mark Rylance, Ponte de Espiões
Sylvester Stallone, Creed
Quem vence: Depois de passar quatro décadas fazendo o lendário Rocky Balboa, finalmente o astro Sylvester Stallone será reconhecido e deve vencer, sem muitos problemas, a categoria de ator coadjuvante. A vitória traz um pouco de nostalgia para os votantes e esse com certeza é um sentimento que eles amam.
Quem deveria vencer: Gosto muito do trabalho de Mark Ruffalo, até entendo os louros a Rylance, Bale e Hardy, mas mesmo sem nunca ter sido um grande ator fica difícil negar toda a entrega de Stallone em cena, que conhece e incorpora tão bem o personagem que mais parece um outro lado do próprio ator, e talvez até seja.
Quem deveria estar ai: Falo sem pensar duas vezes que a exclusão de Benicio Del Toro por Sicario é uma palhaçada, especialmente quando indicam Tom Hardy por vilão sem alma e Mark Rylance por fazer tão pouco. E isso porque nem conferi a tão aclamada performance de Idris Elba em Beasts of No Nation.
- MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Jennifer Jason Leigh, Os Oito Odiados
Rooney Mara, Carol
Rachel McAdams, Spotlight
Alicia Vikander, A Garota Dinamarquesa
Kate Winslet, Steve Jobs
Quem vence: Winslet até ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA, mas isso só ocorreu porque Alicia Vikander concorria em protagonista nessas premiações por seu papel no sofrível Garota Dinamarquesa. Vikander não é coadjuvante em seu filme, mas sua fraude não é a primeira e nem será a última, a sueca que estourou em milhares de filmes em 2015 deve começar sua incursão em Hollywood já com o careca dourado em mãos, um feito impressionante.
Quem deveria vencer: Vikander está ótima, McAdams me surpreende e Winslet até tenta, mas seu personagem é mera escada. Acho que as duas melhores atuações da categoria são de Mara e Leigh, mas como Mara é clara protagonista de seu filme, o Oscar deveria ir pras mãos de Jennifer Jason Leigh que criou nesse último Tarantino uma personagem tão odiosamente deliciosa que é impossível não torcer por Daisy quando ela está em cena.
Quem deveria estar ai: Tirassem as fraudes Vikander e Mara e trocassem por reais coadjuvantes como a própria Alicia Vikander em Ex Machina, uma ficção científica onde Vikander incorpora uma robo de forma suntuosa e sem uma nota falsa sequer em sua performance. Rachel Weisz em Youth também seria uma boa opção.
- Melhor Roteiro Original: A vitória mais certa de Spotlight é
nessa categoria, e merecido.
- Melhor Roteiro Adaptado: Duvido que A Grande Aposta perca
aqui, mas Carol é o melhor da categoria.
- Melhor Animação: Outra certeza da noite é a vitória de DivertidaMente
aqui, mas tem quem ache Anomalisa melhor.
- Melhor Filme Estrangeiro: O Filho de Saul vencerá sem muita
concorrência, afinal para bater o holocausto não é nada fácil quando se trata
de Oscar.
- Melhor Documentário: Amy, mas não duvide de Look of Silence.
- Melhor Curta de Documentário: Vou de Claude
Lanzmann: Spectres of the Shoah, que fala de como o diretor Lanzmann
demorou 12 anos para fazer um documentário de quase 10 horas sobre o
holocausto, mas Body Team 12 fala do ébola e tópicos recentes as vezes se dão
bem.
- Melhor Curta: Shok deve vencer, mas uma surpresa de
Stutterer é provável.
- Melhor Curta de Animação: Sanjay's Super Team, mas só por
ser Pixar e ter tido visibilidade, porém uma vitória de World of Tomorrow do aclamado
Don Hertzfeldt não tá fora de visão, assim como Bear Story que apela para o
sentimental.
- Melhor Trilha Sonora: Os Oito Odiados porque Ennio Morricone
não ter Oscar é palhaçada, mas a trilha de Carol é a mais linda das 5.
- Melhor Canção Original: É muito dificil que a dupla Diane Warren,
oito vezes perdedora do Oscar, e Lady GaGa percam por Til' It Happens to You,
e embora muitos falem que se perder será para o Sam Smith (Deus não
permitirá!), acho que a verdadeira concorrência é Simple Song.
- Melhor Edição de Som: Mad Max, mas O Regresso pode
surpreender.
- Melhor Mixagem de Som: O Regresso, mas Mad Max não está fora
de questão.
- Melhor Design de Produção: Mad Max, mas a categoria pode
surpreender bastante e tirando O Regresso qualquer um pode vencer,
especialmente Garota Dinamarquesa e Ponte de Espiões!
- Melhor Fotografia: O Regresso, criando um record de mais
vezes seguidas que uma pessoa venceu sozinha uma categoria do Oscar para Chivo.
- Melhor Maquiagem e Cabelo: Mad Max, mas fizeram tanto marketing
para a maquiagem de DiCaprio que descartar O Regresso é burrice.
- Melhor Figurino: Mad Max, mas Cinderella tá bem ali
atrás.
- Melhor Montagem: Mad Max, e se der A Grande Aposta não se
surpreendam.
- Melhores Efeitos Visuais: Star Wars: O Despertar da Força, mas
Mad Max também tem chances aqui
.
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