segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Grammy 2016: As apostas, opiniões e tudo que você deve esperar da maior noite da música.

 O Grammy ocorre logo mais e com uma das line-ups mais interessantes dos últimos anos a premiação deverá celebrar com muita vontade a banda Alabama Shakes e o rapper Kendrick Lamar, mas outros artistas como The Weeknd, Chris Stapleton, Taylor Swift, Ed Sheeran e o duo Mark Ronson/Bruno Mars também deverão levar alguns troféus para casa.


ÁLBUM DO ANO: A corrida na categoria sempre foi Taylor Swift vs. Kendrick Lamar, mas se o 1989 foi um dos maiores sucessos do mercado fonográfico dos últimos anos, no Grammy ele ficará bem no escanteio, tendo como colega o Beauty Behind the Madness, cd do The Weeknd. O cantor country Chris Stapleton descolou uma indicação surpresa com o seu Traveller, e embora conte com o grande público country da academia, não deve ser páreo para vencer o grande prêmio da noite. Sendo assim, Sound & Color do Alabama Shakes deve brigar com o To Pimp a Butterfly do Kendrick Lamar, mas dado o estilo da banda (bem mais próximo do gosto dos votantes) e o fato de que apenas dois álbuns de rap já venceram Álbum do Ano, a corrida deve ficar mesmo com o Alabama Shakes, que é o segundo melhor álbum da categoria, mas ainda assim muito distante da obra-prima em forma de música que é o cd do jovem Kendrick.

Quem ganha: Alabama Shakes - Sound & Color (Spoiler: Kendrick Lamar - To Pimp a Butterfly)
Ranking Pessoal: 
1º - Kendrick Lamar, To Pimp a Butterfly
2º - Alabama Shakes, Sound & Color
3º - Taylor Swift, 1989
4º - Chris Stapleton, Traveller
5º - The Weeknd, Beauty Behind the Madness


GRAVAÇÃO DO ANO: Dos quatro grandes prêmios da noite, a não vitória de Uptown Funk em Gravação do Ano seria o maior choque de todos, isso é uma certeza. Com uso de instrumentação clara, um dos grandes produtores da atualidade e um dos maiores nomes da música mundial, a canção tem todos os ingredientes dos grandes vencedores da categoria, o fato de ter sido o maior hit de 2015 só sedimenta seu status pelo prêmio. Se alguém pode bater de frente com o combo Ronson/Mars esse alguém é Taylor Swift, sua Blank Space mesmo que sendo pop ainda é um dos grandes hits do ano passado e tem um considerado respaldo da crítica. Really Love do D'Angelo parece até deslocada na categoria feita só de hits, mas sua qualidade a coloca ai com certa vantagem de canções como Thinking Out Loud e Can't Feel My Face, que são até boas no que se propõe, mas soam extremamente esquecíveis para um prêmio tão importante.

Quem ganha: Mark Ronson (feat. Bruno Mars) - Uptown Funk
Ranking pessoal:

1º - Mark Ronson (feat. Bruno Mars), Uptown Funk
2º - D'Angelo, Really Love
3º - Taylor Swift, Blank Space
4º - The Weeknd, Can't Feel My Face
5º - Ed Sheeran, Thinking Out Loud


CANÇÃO DO ANO:  Taylor Swift basicamente introduziu Ed Sheeran aos EUA, e agora o cantor ameaça tirar uma das vitórias mais importantes da cantora no Grammy, o mundo dá voltas, não é mesmo? Sheeran e Swift são dois dos maiores cantores-compositores do cenário pop atual e devem brigar pelo maior prêmio de composição da noite com Blank Space e Thinking Out Loud. Embora a canção de Swift tem dedo de Max Martin e foi bradada como uma ''canção pop perfeita'', todo o trabalho da música de Sheeran se baseia em sua letra, tornando a balada muito mais poderosa do que seria nas mãos de alguém menos experiente. Alright de Kendrick Lamar é a melhor das indicadas, mas nunca que uma canção de rap vencerá aqui, temos ainda como figuração Girl Crush, uma mid-tempo country bem feitinha e com letra quase dúbia, além de See You Again, a mais fraca das indicadas e que deve entrado aqui pelo enorme sucesso que fez devido a morte de Paul Walker.

Quem ganha: Ed Sheeran - Thinking Out Loud (Spoiler: Taylor Swift - Blank Space)
Ranking pessoal:

1º - Kendrick Lamar, Alright
2º - Ed Sheeran, Thinking Out Loud
3º - Taylor Swift, Blank Space
4º - Little Big Town, Girl Crush
5º - Wiz Khalifa (feat. Charlie Puth), See You Again

ARTISTA REVELAÇÃO: Num ano sem um grande nome no cenário musical essa categoria virou um Deus nos acuda desde as indicações e o próprio vencedor está nos ares. Tori Kelly só está indicada pelo dedo de Max Martin na vida dela, achava que Meghan Trainor poderia vencer, mas a falta de mais indicações e o estilo dela não ser exatamente o que o Grammy premia me fez tirá-la da linha de frente da vitória. Acho que Sam Hunt não tem aclamação para vencer, mas os votos do bloco country são sempre bem-vindos. Aposto em James Bay porque ele é 1) britânico, 2) recebeu indicação em outras categorias e 3) ele é o tipo de artista que o Grammy adora, porém num ano tão aberto (lembram de 2010 com Bieber/Florence/Drake/Mumford) a vitória de Courtney Barnett pode vir a ser daqueles upsets que só o Grammy faz.

Quem ganha: James Bay
Ranking pessoal:
1º - James Bay
2º - Courtney Barnett
3º - Meghan Trainor
4º - Sam Hunt
5º -Tori Kelly

Nas demais categorias espere por:
POP:

- Best Pop Solo Performance: Ed Sheeran, Thinking Out Loud, mas de olho em Taylor Swift.
- Best Pop Duo/Group Performance: Mark Ronson (feat. Bruno Mars), Uptown Funk, porém uma vitória de Bad Blood não está fora de alcance.
- Best Pop Vocal Album: Taylor Swift, 1989.
- Best Traditional Pop Vocal Album: Josh Groban, Stages, MAS Tony Bennett tá ai né mores.

DANCE/ELECTRONICA:

- Best Dance Recording: Skrillex and Diplo with Justin Bieber, Where Are Ü Now, mas torço pro Chemical Brothers impedir Justin Bieber de ser Grammy Winner.
- Best Electronic/Dance Album: Skrillex and Diplo Present Jack Ü porque né

ROCK:

- Best Rock Performance: Alabama Shakes, Don't Wanna Fight, mas tem Florence brigando pelo prêmio. 
- Best Metal Performance: Slipknot - Custer
- Best Rock Song: Florence and the Machine, What Kind of Man, mas de olho tanto no Alabama Shakes quanto num upset de James Bay
- Best Rock Album: James Bay, Chaos and the Calm
ALTERNATIVE:

- Best Alternative Music Album: Alabama Shakes, Sound & Color, mas eu queria mesmo era uma vitória da Björk.

R&B:

- Best R&B Performance: The Weeknd - Earned It, duh.
- Best Traditional R&B Performance: Jazmine Sullivan, Let It Burn PFVR DELS!
- Best R&B Song: D'Angelo, Really Love, só que Earned It tá bem coladinha pra vencer.
- Best R&B Album: D'Angelo and The Vanguard, Black Messiah
- Best Urban Contemporary Album: The Weeknd, Beauty Behind the Madness, duh 2.

RAP:

- Best Rap Performance: Kendrick Lamar, Alright
- Best Rap/Sung Collaboration: Common & John Legend, Glory.
- Best Rap Song: Kendrick Lamar, Alright
- Best Rap Album: Kendrick Lamar, To Pimp a Butterfly
COUNTRY:

- Best Country Solo Performance: Chris Stapleton, Traveller
- Best Country Duo/Group Performance: Little Big Town, Girl Crush
- Best Country Song: Little Big Town, Girl Crush, com ameaça de Stapleton.
- Best Country Album: Chris Stapleton, Traveller

- Best Song Written for Visual Media: Selma, Glory.
- Best Musical Theater Album: Hamilton
- Best Music Video: Taylor Swift (feat. Kendrick Lamar) - Bad Blood, porque a Katy Perry nasceu pra sofrer lol
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário