domingo, 24 de fevereiro de 2019

Oscar 2019: Apostas, palpites e desejos!


Hoje é dia de Oscar, amorxs! E para não variar, vim falar um pouco sobre a cerimônia desse ano.

Em uma edição que vem sendo conturbada desde muitos meses atrás, quase tivemos a criação de uma patética categoria de ''Melhor Filme Popular'', ameaçaram tirar da premiação as performances de canções indicadas, assim como passar categorias chave como ''Fotografia'' e ''Montagem'' nos intervalos da noite. Tudo, felizmente, revogado e continuando do ótimo jeito que está. Porém, uma novidade, pela primeira vez em décadas o Oscar não terá um apresentador. E sim, tudo isso é reflexo de recuperar a audiência do maior prêmio de cinema.

Porém, o que importa é quem vai ganhar e aqui vão meus palpites:

- Melhor Filme -

A Favorita
Roma
Infiltrado na Klan
Green Book
Bohemian Rhapsody
Nasce uma Estrela
Pantera Negra
Vice


- Quem vence: Roma. A vitória será histórica, visto que nunca na história da premiação um filme de língua estrangeira venceu o grande prêmio, mas o marketing caríssimo e certeiro da Netflix (uma campanha que custou 30 milhões de dólares) junto da aclamação de ser o melhor filme do ano devem fazer com que o longa mexicano saia vitorioso. Porém, o lixo tóxico que atende pelo nome de Green Book pode chegar a vencer, mas não quero acreditar.

- Quem deveria vencer: Em uma das piores seleções do Oscar, apenas 3 filmes deveriam ter chance de vencer: ''Roma'', ''Infiltrado na Klan'' e ''A Favorita''. Considero ''Pantera Negra'' bem bom, ''Nasce uma Estrela'' bom, ''Vice'' ruim e tanto ''Green Book'' quanto ''Bohemian Rhapsody'' execráveis. Pela catarse perfeita e por todo o trabalho técnico, fico com o filme de Cuarón como melhor da categoria.

- Quem deveria estar ai: Dentre os que receberam outras indicações ao Oscar, e logo foram vistos pelos mesmos votantes, é ofensivo a ausência de ''Se a Rua Beale Falasse'', e em menor proporção, ''Primeiro Homem''. Trabalhos autorais muito bem realizados de diretores que estão em seus melhores momentos.

- Melhor Diretor -

Alfonso Cuarón, Roma
Spike Lee, Infiltrado na Klan
Yorgos Lanthimos, A Favorita
Pawel Pawlikowski, Guerra Fria
Adam McKay, Vice


- Quem vence: Em uma das vitórias mais certas da noite, Alfonso Cuarón irá coletar sua segunda estatueta de Melhor Diretor, não tem para ninguém. Eu aceitaria um upset de Spike Lee? Aceitaria.

- Quem deveria vencer: A direção de Lee é o destaque de seu filme, acho que a precisão da lente de Lanthimos é algo que não dá para descrever, mas a forma tão singular com que Cuarón filma toda a trajetória de Cléo é o suficiente para tornar sua vitória irretocável.

- Quem deveria estar ai: Até pelo reflexo de seu filme, a direção tão identitária de Barry Jenkins em ''Beale Street'' deveria ter sido indicada, mas pensando fora da casinha, não tem como ter tido uma escolha ainda melhor do que Ari Aster pelo seu excelente debut que atende pelo nome de ''Hereditário''.

- Melhor Ator -

Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
Christian Bale, Vice
Willem Dafoe, No Portal da Eternidade
Viggo Mortensen, Green Book
Rami Malek, Bohemian Rhapsody


- Quem vence: Infelizmente, Rami Malek é uma outra certeza da noite. Interpretando Freddie Mercury amparado de todas as muletas possíveis e com direito até refazer a icônica performance do Live Aid 1985, não teve mais para mais ninguém.

- Quem deveria vencer: Não assisti Dafoe e sinto que ele seria minha escolha, até porque não morro de paixão por nenhum dos outros indicados. Acho Malek, muito facilmente, o pior da categoria, também acredito que Mortensen não faz mais que o necessário pelo seu papel. Fico entre Bale e Cooper, em dois filmes que não me agradam como um todo, mas até por já ter um Oscar, acabaria premiando Bradley por ter feito tanta coisa (mesmo sem tudo ser excelente) em seu filme.

- Quem deveria estar ai: Nem tem muito o que dizer, o trabalho sútil, econômico, mas totalmente perfeito de Ryan Gosling em ''Primeiro Homem'' deveria ter sido reconhecido. John David Washington não está de todo excelente, mas em ''Klan'' entrega algo bem mais legal que Mortensen e Malek, fora o próprio Ethan Hawke, que não vi, mas foi 100% aclamado por seu trabalho em ''Fé Corrompida''.

- Melhor Atriz -

Yalitza Aparício, Roma
Glenn Close, A Esposa
Melissa McCarthy, Poderia me Perdoar?
Olivia Colman, A Favorita
Lady GaGa, Nasce uma Estrela


- Quem vence: Após perder seis vezes, sendo assim o ator/atriz vivo mais derrotado no oscar, não tem para ninguém hoje, Glenn Close vencerá pelo seu estupendo trabalho como esposa do ganhador (ganhador?) do Nobel de Literatura em ''A Esposa''.

- Quem deveria vencer: Tirando a esforçada, mas claramente iniciante performance de GaGa, gosto de todas as indicadas. Claro, Aparício está naquele limiar entre atuar e não, mas o produto final ainda é excelente. McCarthy fez uma das mais perfeitas transições para drama que um ator cômico já fez na história. Eu fico bem divido entre Close e Olivia Colman e, talvez, acabo ficando com a britânica porque ela tem muito em que se apoiar para entregar uma estupenda performance, mas somente os closes em silêncio de Glenn já fazem seu Oscar ser um dos mais merecidos da década.

- Quem deveria estar ai: Tiraria Aparício e, principalmente, GaGa da seleção e colocaria Emily Blunt por ''O Retorno de Mary Poppins'' e, especialmente, Toni Collette por ''Hereditário''. Collette, aliás, seria minha escolha para a vitória, uma performance que assombra (rs) pela magnitude de sua atriz, mas também por acertar em todas as notas que poderiam soar 100% falsas. A cena do jantar fala por si só.

- Melhor Ator Coadjuvante -

Mahershala Ali, Green Book
Richard E. Grant, Poderia me Perdoar?
Sam Elliott, Nasce uma Estrela
Adam Driver, Infiltrado na Klan
Sam Rockwell, Vice


- Quem vence: Em uma também história vitória, Ali se juntará a Denzel Washington como únicos atores negros com mais de um Oscar de atuação. Não tem chances de perder.

- Quem deveria vencer: Em uma das categorias menos inspiradas da noite, vimos duas figurações sem impacto como Elliott e Rockwell indicadas pela força de seus filmes, Driver também não faz muita coisa em ''Klan'', mas é menos ridículo. Gosto do que Ali entrega em ''Green Book'', mas não o filme é tão mequetrefe e ele já é um vencedor prévio, e tão recente, que nem consigo me animar com essa vitória. Meu amor e torcida por completo ficam com Richard E. Grant em uma excelente, pontual e marcante performance como o ''parceiro de crime'' de Melissa em ''Poderia me Perdoar?''. Não só é uma atuação que fica, mas tem tantos momentos excelentes que fico pasmo como esse britânico não conseguiu ainda mais atenção dos prêmios, deveria estar levando tudo.

- Quem deveria estar ai: Só nos próprios filmes dos indicados já tinham escolhas melhores, Steve Carrell em ''Vice'' e Topher Grace em ''Klan'' seriam escolhas bem mais inspiradas que seus colegas de cena. Dentre os demais indicados ao Oscar, Michael B. Jordan em ''Pantera Negra'' e, mesmo sendo protagonista, Jonathan Pryce em ''A Esposa'' dão um banho em 80% da seleção. Porém, minha escolha mais querida seria Brian Tyree Henry em uma paralisante e pequena, mas efetiva performance em ''Se a Rua Beale Falasse''.

- Melhor Atriz Coadjuvante - 

Regina King, Se a Rua Beale Falasse
Emma Stone, A Favorita
Rachel Weisz, A Favorita
Marina de Tavira, Roma
Amy Adams, Vice


- Quem vence: Na corrida mais emocionante da noite é mais fácil difícil quem não vence: Emma Stone. Consigo ver um cenário onde qualquer uma das quatro demais conseguem o ouro.

- Adams poderia vencer se eles resolverem que é seu momento, afinal é sua sexta indicação. Ela foi indicada a tudo previamente e num cenário onde King não tem mesmo força e as duas de ''A Favorita'' dividem os votos, a escolha seria Amy.

- Marina se beneficiaria da corrida extremamente aberta (o SAG premiou Blunt, o BAFTA foi de Weisz e o Globo de Ouro/Critics Choice de Regina King) que uma vez já premiou alguém que chegou bem de supetão (Marcia Gay Harden por ''Pollock'' quase 20 anos atrás) e por estar no maior filme da noite.

- Weisz venceu o único prêmio que tem votantes também no Oscar (visto que Blunt foi esnobada), pode ser a forma de premiar com algo ''grande'' um filme muito amado e o fato dela ter mais tempo de tela que as demais concorrentes não atrapalha em nada.

- King tem a performance mais amada pela crítica, vitórias em dois televisados e uma atriz trabalhando por décadas em Hollywood e que vem, recentemente, recebendo muitos louros por seu trabalho na televisão.

Porém, Adams perdeu tudo a que concorreu, Tavira é bem improvável e Weisz já tem um Oscar (e por menos que seja, perde votos pra Stone), então minha escolha final é mesmo Regina King.

- Quem deveria vencer: Ao contrário da sua contraparte masculina, essa categoria está bem incrível. Acredito que King é a melhor coadjuvante indicada sim, mas em performance no geral fico com Rachel Weisz que consegue ir de encontro com Colman e Stone mesmo tendo um personagem menos chamativo e mais complexo de lidar, só a cena do tiro falso já valeria uns 10 Oscars para ela, é quase como se ela fosse uma cobra soltando o veneno em sua pequena, mas deliciosa presa.

- Quem deveria estar ai: Até por gostar bem da categoria não tiraria ninguém tão fácil, mas acredito que Adams não precisava dessa indicação filler e a inserção de Claire Foy em ''Primeiro Homem'' teria sido mais inspirada, mais até pela atriz que está demonstrando cada vez mais seu talento tanto na televisão quanto no cinema.

- DEMAIS CATEGORIAS -

- Melhor Roteiro Original: Tem quem acredite que ''Green Book'', mas quero acreditar que a derrota do mesmo no sindicato seja um sinal e eles realmente premiem ''A Favorita'', o melhor indicado na categoria.

- Melhor Roteiro Adaptado: Uma briga direta entre ''Klan'' e ''Poderia me Perdoar?'', o primeiro venceu o BAFTA e é um dos grandes filmes da noite e tem aqui sua melhor forma de ser recompensado, o segundo foi indicado ao prestigiado USC Scripter e venceu o sindicato de roteiristas. Vou de ''Infiltrado na Klan'' por sentir que não vão deixar o filme sair sem nada.

- Melhor Animação: Uma barbada da noite, Homem-Aranha no Aranhaverso vence hoje, se alguém for ganhar dele, fique de olhe em ''Os Incríveis 2'', mas não acho que ocorre.

- Melhor Filme Estrangeiro: Roma, duh. Um possível upset? O amado ''Guerra Fria'' que entregou em categorias de peso como Melhor Diretor e Melhor Fotografia, fora ser distribuído pela Amazon.

- Melhor Documentário: A National Geographic está gastando uma grana para a vitória de Free Solo, e deve gerar resultado, mas olhos bem abertos para ''RBG'', que tem um assunto bem tópico nos dias atuais.

- Melhor Montagem: Mais uma disputa direta entre dois competidores, ''Vice'' briga com ''Bohemian Rhapsody''. O filme de Dick Cheney venceu o BAFTA e tem o tipo de corte que vence a categoria, mas cenas musicais + o sindicato de montadores podem dar o prêmio para o filme do Freddie Mercury. Eu vou acabar acreditando mais em Vice, até porque um filme indicado a tantas categorias importantes precisa vencer algo de peso e a escolha mais óbvia seria aqui.

- Melhor Fotografia: Roma. Next.

- Melhor Trilha Original: O que começou como uma clara forma de premiar o grande Marc Shaiman pelo seu trabalho em ''Mary Poppins'' se encaminha para que ele seja o terceiro da categoria. Hoje eu vou de ''Se a Rua Beale Falasse'' por ser excelente, mas também pela ferrenha campanha feita em uma categoria não tão importante. Fiquem de olho em ''Pantera Negra'', venceu o Grammy e é um filme que pode surpreender em várias categorias técnicas.

- Melhor Canção Original: O prêmio de consolação de ''Nasce uma Estrela'' será dado aqui com ''Shallow'' e vai ser muito engraçado quando Lady GaGa sair com algo da cerimônia de um filme que Bradley Cooper trabalhou em tantos outros cargos. Uma surpresa de ''All the Stars'' é pequena, mas tem, mas Kendrick nem vai, então que não vença.

- Melhor Edição de Som: O ''Um Lugar Silencioso'' venceu o sindicato e pode dar um upset, mas tô sentindo que ''Bohemian Rhapsody'' também vence aqui..

- Melhor Mixagem de Som: Categoria apaixonada por musicais ou filmes envolvendo música, logo a briga é mais entre ''Bohemian'' e ''Star'', acredito que pela vitória do sindicato e a simpatia maior dos prêmios da indústria, ''Bohemian Rhapsody'' vence aqui também. 

- Melhor Design de Produção: Tem muita gente indo de ''Pantera Negra'' e pode vencer, mas ainda acredito que uma vitória de Pantera seria mais no esquema de ''Mad Max'', um filme muito mais amado que o de Coogler. Fico com ''A Favorita'' não só pelo combo BAFTA + Sindicato, mas por ser ainda mais a cara da categoria como um todo.

- Melhor Figurino: A lendária Sandy Powell já esteve recentemente indicada por dois filmes no mesmo ano (''Carol'' e ''Cinderella'') e perdeu (para ''Mad Max''), mas era um cenário diferente com filmes sem o mesmo peso de um ''A Favorita''. E se ela conseguiu não perder mesmo tendo que dividir votos com si mesmo no sindicato e no BAFTA, não acho que no Oscar será diferente. Uma vitória de ''Pantera Negra'' é possível se rolar divisão de votos e será lendária, Ruth E. Carter foi a primeira mulher negra indicada na categoria e seria a primeira a vencer. Porém, filme de época perdendo pra fantasia de herói? Só vendo para crer.

- Melhor Maquiagem e Cabelo: Realmente não vejo Vice perdendo essa só pela caracterização do Bale, numa vibe bem Gary Oldman em ''O Destino de uma Nação'' ano passado e Meryl Streep em ''A Dama de Ferro'' no começo da década.

- Melhor Curta: Marguerite, um belíssimo curta sobre sexualidade e que nunca é tarde para acordar para ela. ''Skin'' é um upset possível.

- Melhor Curta Documentário: Assim como RBG pode vencer na categoria de longa, acredito que a história de mulheres lutando para mudar a sua realidade em ''Period. End of Sentence'' seja o grande vitorioso da categoria, o dinheiro da Netflix não prejudica. Ainda estou chocado com um dos indicados, ''A Night at Garden'', ser sete minutos de gravações já existentes, como indicaram isso?

- Melhor Curta Animação: Bao vence por ''default'', afinal é bem difícil bater um curta que tem a Disney/Pixar por trás, mas se o mundo fosse justo a vitória seria de ''Late Afternoon''.

- Melhores Efeitos Visuais: Vingadores: Guerra Infinita, mas eles parecem odiar a Marvel e uma vitória de ''Primeiro Homem'' é altamente possível pelo ''pedigree'' do filme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário