domingo, 10 de fevereiro de 2019

Grammy 2019: Apostas e desejos!


Esse ano a maior premiação da música fez um considerável twist: as quatro principais categorias (Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação) foram de cinco para oito indicados. E o que antes parecia que seria um desastre, permitiu que artistas como H.E.R, Margo Price e Brandi Carlile tivessem chances de entrar na premiação e chamar a atenção do grande público.

Trabalhos de queridinhos da premiação como o álbum em conjunto de Beyonce e Jay-Z ou o último cd de Taylor Swift acabaram ficando de escanteio, relegados as categorias de gênero. E se os esperados Kendrick Lamar e Drake são os homens com mais indicações com oito e sete, respectivamente, ficou com Brandi Carlile o título de mulher mais indicada da noite. Aliás, se Carlile ou Janelle Monáe vencerem o prêmio principal da noite, elas se tornariam os primeiros artistas abertamente LGBTQ+ a vencer a categoria. Abaixo vou fazer previsões e torcer para que não tenhamos o desastre do ano passado se repetindo aqui.


Álbum do Ano

Em uma briga direta entre Kacey Musgraves e a trilha de Pantera Negra, eu vou ficar com a cantora country. Eu acredito que Kendrick Lamar é absurdamente overdue e é a cara do Grammy premiá-lo por um álbum ''menor'' em sua carreira, mas que é mais ''pop'', mas Lamar tem metade dos indicados sendo do mesmo gênero que o dele, e embora eu acredite que Cardi B, Post Malone e Drake não vão receber tantos votos assim, eles ainda devem roubar o suficiente para impedir a vitória do rapper.

Janelle Monáe e Musgraves são as donas dos meus álbuns favoritos da categoria e qualquer uma delas vencendo seria lindo, mas também gosto da trilha de Pantera Negra e se for para eles vencerem, vai ser bonito de ver também. É interessante notar que esse foi um ano que as trilhas brilharam, o álbum mais vendido de 2018 foi The Greatest Showman e a trilha de A Star is Born não ficou tão atrás. Dessa forma, a vitória de Lamar é ainda mais representativa do ano, fora que está bem na hora de um novo álbum de rap vencer a categoria principal.


Gravação do Ano

Essa categoria tem tido um grande apreço por canções que foram #1 no Hot 100 e que, de alguma forma, ajudam a definir o ano. Tem muita gente indo de Shallow e eu não duvido, mas algo me diz que This Is América que é tão representativa de 2018, com um clipe tão marcante e que fez muito sucesso será a vencedora da noite. Se a canção fosse de rap eu teria menos coragem de prever, mas até por flertar com outros gêneros, acredito que Childish Gambino vence essa.

Gosto de todas as indicadas, exceto God's Plan e rockstar, mas até hoje não entendi o que o Grammy tomou para indicar a esquecível The Middle  aqui. Acho que The Joke é uma excelente escolha para a categoria, mas sendo o único flop dentre as indicadas, não tem chance alguma.


Canção do Ano

Acredito que nenhuma outra categoria dentre as principais está tão certa quanto essa, a vitória de Shallow é uma certeza absoluta. É uma conjuntura clássica de estruturação musical com nomes como Mark Ronson e Lady GaGa por trás. Algumas poucas pessoas apostam em The Joke e seria lindo, visto que não sou muito fã da canção de GaGa, mas acho mais fácil All the Stars surpreender.

Preciso ressaltar que as indicações de Ella Mai e Shawn Mendes não são exatamente o que eu chamo de melhores escolhas, mas é legal ver o Grammy reconhecendo jovens artistas compositores ao invés de times com N pessoas focadas em fazer um hit a partir de uma fórmula batida.



Artista Revelação

Em uma categoria que aparentava ir na direção do artista mais pop como foram os últimos vencedores, vimos Dua Lipa, que ainda tem chances, ser abafada pela jovem Gabriella Wilson, artisticamente conhecida como H.E.R.. A jovem de 21 anos de idade surpreendeu a todos dominando as categorias de R&B e aparecendo em Álbum do Ano, mostrando um enorme suporte por todos os lados da Academia.

Luke Combs é uma ameaça, mas falando em artista country bom de verdade quero destacar a presença da excelente Margo Price. Uma cantora que não tem muito sucesso comercial, mas produz álbuns maravilhosos e precisa ser cada vez mais conhecida.

Categorias de Gênero:
- POP

- Best Pop Solo Performance: Camila Cabello - Havana (live). Uma ameaça? Beck, que acho muito mais provável que Ariana.

- Best Pop Duo/Group Performance: Lady GaGa & Bradley Cooper - Shallow. Tem quem acredite em The Middle, mas essa é, literalmente, a categoria mais certa para GaGa vencer na minha opinião

- Best Pop Vocal Album: Ariana Grande - Sweetener. Grande vem brigando com a produção do Grammy, mas vai se tornar vencedora em breve. Porém, Taylor Swift e seu péssimo reputation não deve ser subestimado. Shawn Mendes é um ''dark horse'' aqui.

- Best Traditional Pop Vocal Album: Tony Bennett & Diana Krall - Love is Here to Stay.

- Dance/Eletronica

- Best Dance Recording: Silk City & Dua Lipa featuring Diplo & Mark Ronson - Electricity parece ser a escolha certa, mas Northern Soul pode surpreender.

- Best Eletronic/Dance Album: SOPHIE - Oil of Every Pearl's Un-Insides. Se tornando assim a primeira pessoa trans a vencer um Grammy, YAY!

- Rock/Alternative

- Best Rock Performance: Chris Cornell - When Bad Does Good ainda reminiscente de seu falecimento. 

- Best Rock Song: Greta van Fleet - Black Smoke Rising, mas fiquem de olho no 21 Pilots e porque não St. Vincent.

- Best Rock Album: Greta van Fleet - From the Fires, mas Weezer não é um grupo para se subestimar.

- Best Alternative Album: Beck - Colors, mas St Vincent já surpreendeu aqui antes..
- R&B

- Best R&B Performance: H.E.R. feat. Daniel Caesar - Best Part, mas mesmo não tão amados, a força dos The Carters pode ainda gerar uma vitória aqui.

- Best Traditional R&B Performance: Charlie Wilson & Lalah Hathaway - Made for Love.

- Best R&B Song: Ella Mai - Boo'd Up porque ela não está na categoria principal a toa. Um upset? Childish Gambino.

- Best R&B Album: H.E.R. - H.E.R., mas Lalah Hathaway e Leon Bridges são amados.

- Best Urban Contemporany Album: The Carters - Everything Is Love, mas talvez a dupla Chloe x Halle tenha uma chance aqui..

- Rap

- Best Rap Performance: Kendrick Lamar, Future, Jay Rock & James - King's Dead, mas Sicko Mode é uma ameaça real.

- Best Rap Song: Drake - God's Plan, mas acho e torço para King's Dead vencer aqui também.
- Best Rap/Sung Performance: This Is América do Childish Gambino, mas All the Stars é uma forte ameaça.

- Best Rap Album: Cardi B - Invasion of Privacy, mas não duvido de uma possível vitória de Travis Scott.

- Country

- Best Country Performance: Kacey Musgraves - Butterflies, mas Chris Stapleton é sempre uma força no gênero.

- Best Country Song: Kacey Musgraves - Space Cowboy, mas Tequila fez muito sucesso.

- Best Country Duo/Group Performance: Dan + Shay - Tequila tombando o hit ''Meant to Be''.

- Best Country Album: Kacey Musgraves - Golden Hour. duh.
- Outros

- Best Music Video: Childish Gambino - This Is America

- Best Song Written for Visual Media: Shallow, mas eu ia amar Kendrick vencendo aqui.

- Best Musical Theater Album: Jesus Christ Superstar Live!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário