sexta-feira, 8 de junho de 2018

Tony Awards 2018: Previsões!


O Tony Awards, maior prêmio do teatro musical no mundo, ocorre no próximo domingo (10) e nesse texto vou tentar prever quem vence, assim como os possíveis ''upsets'' nas categorias premiadas pelo ''American Theatre Wing''. Essa temporada da Broadway foi considerada ''fraca'', apenas 7 novos musicais abriram (dois deles massacrados) e quase nenhuma peça original conseguiu se manter em pé até o dia da premiação. Após alguns anos de tantos trabalhos originais sendo aclamados, todos os indicados a ''Melhor Musical'' são adaptações de filmes (Band's Visit, Frozen e Mean Girls) ou de uma grande franquia (SpongeBob). No lado das peças também há uma grande marca que promete vencer tudo: ''Harry Potter'', a produção importada de Londres aproveitou uma temporada mais branca e deve vencer Tony's a rodo. Vamos ver quem vence em cada uma das categorias? Aqui estão meus palpites:

MELHOR MUSICAL


O único musical original aclamado da atual temporada, ''The Band's Visit'' é a adaptação de um filme israelita que conta sobre como povos tão distintos acabam ficando ''próximos'' devido a diversidades da vida. 

Sem qualquer concorrência, o musical adulto e intimista de David Yazbek é o grande retorno do compositor a Broadway depois do fracasso que foi sua adaptação do filme de Pedro Almodóvar, ''Women on the Verge of a Nervous Breakdown''. Yazbek é o criador de ''The Full Monty'' e ''Dirty Rotten Scoundrels'' e finalmente verá uma criação sua vencendo o prêmio máximo da noite.

MELHOR PEÇA


Nenhuma das demais concorrentes em peça, tirando a nova história do bruxo mais famoso do mundo, está aberta na Broadway, só por isso a chance de vitória seria nula. Que a oitava história do mundo mágico tenha sido recebida com total aclamação e notoriedade pela crítica especializada em teatro apenas finalizou qualquer dúvida que a produção venha a vencer o grande prêmio da categoria de peça.

Tendo custado mais de 68 milhões de dólares, a produção é a peça mais cara da história da Broadway, mas dado o nome de Harry Potter, ''Cursed Child'' vai vencer muitos prêmios e arrecadar um ótimo dinheiro. Sapo de chocolate para todo mundo!

MELHOR REVIVAL DE MUSICAL



Das categorias principais, essa é a mais apertada. Um dos musicais mais clássicos do teatro, ''My Fair Lady'', conseguiu ter um revival capaz de manter a essência do trabalho de Lerner e Loewe, mas ainda dá um ''twist moderno'' na obra. No entanto, a produção de Michael Arden para o primeiro revival de ''Once on this Island'', de 1991, basicamente reinventou a obra e vem recebendo altíssimos louros até hoje.

Eu acredito que o nome e a suntuosidade do vencedor de Melhor Musical de 1957 irá prevalecer e teremos ''My Fair Lady'' como o vencedor, mas as chances de ''Island'' ganhar o prêmio continuam altíssimas, e o musical precisa dessa vitória, ah como precisa!


MELHOR REVIVAL DE PEÇA


''Three Tall Women'' até que tentou, mas 25 anos após a produção original, o primeiro revival da obra-prima de Tony Kushner se tornou a peça mais indicada da história e deve vencer o grande prêmio de revival sem nenhuma dúvida.

''Angels in America'' tem basicamente oito horas de assuntos ainda muito tópicos mesmo passado décadas desde sua produção original, e a grandiosidade do trabalho não deve ser batida.

MELHOR ATOR EM MUSICAL


A grande dúvida do Tony desse ano reside nessa categoria. É engraçado lembrar que apenas cinco atores eram elegíveis a mesma, o protagonista de ''Margaritaville'' foi o esnobado da vez, mas todos os quatro indicados tem chances, basicamente iguais, de vencer.

Harry Hadden-Patton reinventou a forma como olhamos para Mr. Higgins em ''My Fair Lady'', Tony Shalhoub cria um personagem crível e humano em ''Band's Visit'', Joshua Henry deu vida ao controverso Billy na nova produção de ''Carousel'' e Ethan Slater, o queridinho dos fãs de teatro, faz das tripas coração para dar vida a um dos cartoons mais amados do mundo, Bob Esponja.

Eu não me surpreenderia com ninguém vencendo, mas dado o amor a produção, o tempo de carreira do ator e ao tão falado ''Soliloquy'' que dura mais de seis minutos e por ser sua terceira indicação, vou acreditar na vitória de Joshua Henry. Porém, fiquem de olho em Shalhoub também, finalmente, vencendo o seu Tony em sua quarta indicação.

MELHOR ATOR EM PEÇA


Andrew Garfield me agraciou com sua inacreditável performance como Prior nesse revival de ''Angels'' quando o vi em Londres ano passado. Assim como eu, qualquer pessoa que o assiste no papel fica boquiaberto com a capacidade dramática que o ator consegue exprimir sem perder o fôlego durante as várias maratonas semanais que ele precisa fazer pela peça.

Tendo uma prévia indicação em ator coadjuvante em peça, Garfield é uma vitória certa na noite de domingo.

MELHOR ATRIZ EM MUSICAL


Até se ensaiou uma ameaça de Lauren Ambrose fazendo a amável Eliza em ''My Fair Lady'', mas Katrina Lenk também vencerá domingo com uma vaga margem por seu trabalho em ''The Band's Visit''.

A atriz, aclamada na temporada passada pela peça ''Sweat'', conquistou a todos com uma atuação sútil e uma voz encantadora como a dona do bar mais famoso da temporada. A sua rendição de ''Omar Sharif'' deve ter selado a sua vitória com vários votantes nessa que é sua primeira indicação.

MELHOR ATRIZ EM PEÇA


A lendária Glenda Jackson deve receber 98% dos votos em sua categoria. Sua performance na peça de Edward Albee, ''Three Tall Women'', simplesmente impede a, já não tão grande, concorrência de ter qualquer chance de vitória.

Jackson é uma das grandes atrizes britânicas de todos os tempos, mas nos anos 80 resolveu virar política e ficou no meio por quase três décadas. Em seu retorno triunfal, Jackson deve vencer seu tão merecido Tony em sua quinta indicação e se consagrar assim como a atriz mais velha a fechar a ''Triple Crown of Acting'', ou seja, vencer Oscar, Emmy e Tony por atuação.

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MUSICAL


Vencer um Tony já não é fácil, dois é bem difícil, mas imagina três? É exatamente isso que Nobert Leo Butz ameaça fazer nesse próximo Tony.

O Fiyero original de Wicked já possuí duas vitórias como protagonista de musicais (2005 por ''Dirty Rotten Scoundrels'' e 2011 por ''Catch Me If You Can''), mas agora deve vencer por fazer o pai de Eliza em ''My Fair Lady'', onde vem recebendo altíssimos louros pelo ''showstopper'' que é sua performance de ''Get Me to the Church on Time''.

O principal concorrente dele é Ari'el Stachel, coadjuvante de The Band's Visit, e tem quem acredite que Gavin Lee fazendo Lula Molusco também ameace, mas acredito que a vitória será mesmo de Butz em um papel que gera uma enorme empatia com o público.

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM PEÇA


Outro que já tem dois, ambos por musicais, o lendário Nathan Lane também irá ganhar uma terceira estatueta nesse domingo, mas agora em peça. Fazer Roy Cohn em ''Angels in America'', uma figura tão ruim e proeminente no imaginário popular por ser o mentor de Donald Trump, é uma tarefa árdua, mas Lane jamais está menos que excelente em seu papel.

O ator joga as mais ferozes ''one-liners'' a medida que também tem monólogos absurdos, é um trabalho feroz, na cara, vibrante e altamente marcante. Uma vitória, sem dúvidas, acertadíssima.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MUSICAL


A atual montagem de ''Carousel'' sofreu duras críticas de muita gente, mas existe um fortíssimo consenso sobre a mesma: Lindsay Mendez está estupenda.

O papel que deu o primeiro Tony a recordista Audra McDonald volta a agraciar mais uma atriz e as chances de Mendez sair premiada domingo são altíssimas. Porém, nada está definido e tem muita gente achando que a aclamada Ashley Park pode vencer por ''Mean Girls''. Eu não duvido, mas ainda vou de Mendez, uma trabalhadora da indústria tendo, finalmente, seu momento de brilhar. Ah, a indicação de Diana Rigg é uma piada, convenhamos.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM PEÇA


Denise Gough teve uma peça Off-Broadway, ao qual ela venceu seu primeiro Olivier Award quando fez a mesma em Londres, no ano passado que lhe rendeu altíssimos elogios. Como a esposa mórmon de um gay enrustido a britânica vem recebendo os elogios de uma vida. E tendo visto sua performance, ela merece cada aplauso colhido. Na foto acima está seu grande momento, um monólogo sobre a vida, a sua vida, e tudo que ela representa lançado de forma tão melancólica e fervorosa que é impossível ficar indiferente.

Tem quem diga que Noma fazendo Hermione pode vencê-la, mas acredito que se alguém ganhar de Gough é Laurie Metcalf por ''Three Tall Women''. Não vejo acontecendo com nenhuma delas.

- MELHOR LIBRETO DE MUSICAL: Mean Girls - Itamar Moses é tão forte quanto Tina Fey, mas eu tô acreditando fortemente que Fey fez A campanha e vai abocanhar esse prêmio pra si.

- MELHOR TRILHA ORIGINAL: The Band's Visit - Sem competição.

- MELHOR DIREÇÃO DE MUSICAL: David Cromer, The Band's Visit - O amor ao musical deve levar a premiação de Cromer, mas fiquem de olho em Tina Landau que fez maravilhas com o musical do Bob Esponja. Arden pelo trabalho de ''Island'' é uma opção.

- MELHOR DIREÇÃO DE PEÇA: John Tiffany, Harry Potter and the Cursed Child - Entre Tiffany e Marianne Elliott (Angels in América) há uma divisão clara, mas acredito que trazer o mundo mágico ao teatro sem CGI e ser totalmente aclamado dá a vantagem para Tiffany.

- MELHOR ORQUESTRAÇÃO: THE BAND'S VISIT - A banda por trás do palco foi tão ou mais aclamado do que o musical em si, mas o lendário Jonathan Tunick fazendo a orquestração de R&H's Carousel ou Tom Kitt conseguindo unir sons de Cyndi Lauper e Steve Tyler para orquestrar ''SpongeBob'' são possíveis upsets.

- MELHOR COREOGRAFIA: CAROUSEL - Justin Peck injetou o balé clássico no teatro musical e já pode preparar o discurso só pela sequência de ''Blow High, Blow Low''.

- MELHOR DESIGN CÊNICO DE MUSICAL: SPONGEBOB SQUAREPANTS - A dúvida aqui entre ''Once on this Island e ''SpongeBob'' é real, e ainda temos ''My Fair Lady'' correndo por fora, mas acredito que o fundo do mar sairá vitorioso graças a um inventivo e ''eye-popping'' cenário.

- MELHOR DESIGN CÊNICO DE PEÇA: HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD - ''Women'' até que tentou, mas não.

- MELHOR FIGURINO DE MUSICAL: MY FAIR LADY - Vestidos de época são imbatíveis em qualquer premiação e os de Catherine Zuber não serão diferentes aqui.

- MELHOR FIGURINO DE PEÇA: HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD - ''Farinelli'' tem uma pequena chance, mas também não vejo acontecendo.

- MELHOR DESIGN DE LUZ DE MUSICAL: THE BAND'S VISIT - Estou bem dividido entre Bob Esponja e The Band's Visit, com Once On this Island correndo por fora, mas o trabalho intimista, mas aparentemente certeiro de ''Band's'' me farão ficar com eles na aposta final.

- MELHOR DESIGN DE LUZ DE PEÇA: HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD - Essa magia já foi conjurada e o feitiço é certo.

- MELHOR DESIGN DE SOM DE MUSICAL: SPONGEBOB SQUAREPANTS - Voltando ao Tony após alguns anos off, a vitória de ''Bob Esponja'' aqui parece ser bem certeira. Se alguém ameaça, é ''The Band's Visit''.

É isso ai gente, a noite vai ser BEM feliz para ''Harry Potter'' e ''The Band's Visit''. Será que o resultado foge muito disso? Lembrando que se ''Mean Girl'' sair sem nada, se tornará o maior perdedor da história do TONY. Porém, a gente torce para que isso não aconteça. Até domingo!



Um comentário:

  1. O autor do texto parece bem descrente com Bob Esponja, mas acho que ele pode surpreender bastante!

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