domingo, 22 de fevereiro de 2015

Oscar 2015: Tudo sobre quem deve levar a estatueta mais cobiçada de Hollywood




Hoje é dia de Oscar, bebê! A cerimônia chega a sua 87ª edição e promete provocar consideráveis surpresas na festa que ocorre logo mais a noite. A principal dúvida ainda é quem leva os principais prêmios da noite: Boyhood ou Birdman? Eddie Redmayne vai mesmo levar melhor ator? Será que Wes Anderson finalmente ganhará seu careca dourado? Acompanhe nas previsões abaixo o que eu acho que acontecerá na noite mais popular do cinema americano.

- Melhor Filme:

Sniper Americano
Birdman
Boyhood
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Selma
A Teoria de Tudo
Whiplash






Quem vence: É uma briga direta entre Boyhood e Birdman, um é um feito por ter sido filmado num período de 12 anos, o outro é o exemplo claro de Hollywood falando mal de Hollywood usando técnicas exibicionistas como um falso plano-sequência inacabável ou uma bateria como trilha sonora. Até o fim quis acreditar em Boyhood, mas depois de vencer até o prêmio dos independentes abri de mão, Birdman vai ganhar a categoria.

Quem deveria vencer: Não tendo visto o filme do Sniper, posso falar que temos 3 grandes filmes competindo: Boyhood, Budapeste e Selma. Cada um é perfeito em seu próprio jeito e se vencessem, seria algo muito lindo. Porém, meu coração ficou mesmo com o filme de Linklater, já que acho Boyhood uma realização estupenda da forma de olhar em como o tempo muda tudo e a todos.

Quem deveria estar ai: Sem pestanejar eu digo que Garota Exemplar ter ficado de fora é a prova cabal que o gênero ainda é um empecilho grave para os votantes da Academia. O thriller de David Fincher beira a perfeição enquanto longa, e foi uma surpresa não estar entre os indicados do ano, uma pena.

- Melhor Diretor:

Wes Anderson - O Grande Hotel Budapeste
Alejandro G. Iñárritu - Birdman
Richard Linklater - Boyhood
Bennett Miller - Foxcatcher
Morten Tyldum - O Jogo da Imitação




Quem vence: Dizem que a fé move montanhas, então espero que a minha mova Oscars. Sei que normalmente quem vence filme leva direção, mas acredito que pela terceira vez seguida veremos uma disparidade entre os dois prêmios. Como Richard Linklater É Boyhood, creio que ele acabará levando como compensação pelos árduos anos de trabalho para fazer essa obra-prima do cinema americano contemporâneo.

Quem deveria vencer: Vocês leram o ''obra-prima do cinema americano contemporâneo'' mais acima, né? Então sabem que eu sou #Linklater desde criancinha. Embora, não vou mentir, uma vitória de Wes Anderson seria bárbara e super digna.

Quem deveria estar ai: Achei Foxcatcher quase tão cagado quanto O Jogo da Imitação, mas no frigir dos ovos nem Miller e nem Tyldum mereciam ter tirado as vagas de David Fincher (Garota Exemplar) e Ava Duvernay (Selma), duas direções que beiram o brilhantismo pelo tratado de seus filmes enquanto obras que chegam a transcender o cinema.

- Melhor Ator: 

Steve Carrell - Foxcatcher
Bradley Cooper - Sniper Americano
Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação
Michael Keaton - Birdman
Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo



Quem vence: Dizem as más línguas que Cooper pode prevalecer nesse domingo devido a corrida entre Redmayne e Keaton parecer muito divisiva, mas eu duvido muito. Sei que Keaton é veterano, que as chances de ter outro momento como esse são mínimas, e que tô sentindo que se eles amarem Birdman, o ex-Batman pode ir na onda, mas com as vitórias do sindicato de atores e do BAFTA, acho quase impossível que Eddie Redmayne saia sem a vitória. Não só o filme foi bem amado, mas ele faz uma pessoa que existiu (e Stephen Hawking, não menos), e que tinha deficiência física, o que gera um prato cheio pra ''atuação'' de Eddie, vai ser dele.

 Quem deveria vencer: Não vi a atuação tão elogiada de Bradley Cooper, mas deixo claro que a categoria passa longe de estar ótima. Não gosto de Carrell, gosto de Cumberbatch, e acho que Redmayne é prejudicado pelas próprias deficiências do personagem, por isso acho que minha torcida é mesmo para Michael Keaton, que contrariando a todas as minhas previsões, não tem um trabalho que mira em uma variação de si mesmo, e sim cria um personagem a beira da loucura de forma brilhante, certeira e altamente memorável.

Quem deveria estar ai: São tantos! Sério, de cabeça lembro de Milles Teller em Whiplash, de Ralph Fiennes em O Grande Hotel Budapeste, do esnobadérrimo Jake Gyllenhaal em O Abutre, mas a minha maior sentida aqui é de David Oyelowo, que faz um Martin Luther King, Jr. da forma mais soberba que eu já vi na minha vida. Não acho que Oyelowo merecia só a indicação, ele merecia também a vitória, porque poucos atores me deixaram a beira da cadeira do cinema como ele em qualquer um de seus discursos pulsantes em Selma.

- Melhor Atriz:

Marion Cotillard - Dois Dias, Uma Noite
Felicity Jones - A Teoria de Tudo
Julianne Moore - Para Sempre Alice
Rosamund Pike - Garota Exemplar
Reese Witherspoon - Livre



Quem vence: A justiça tarda, mas não falha! Essa é a minha frase para a vitória que hoje será de Miss Julianne Moore, chega a ser ridículo que uma atriz do calibre dessa ruiva não tenha uma estatueta em casa, mas hoje tudo irá mudar quando ela subir no palco para pegar o prêmio por ter feito uma professora que descobre ter Alzheimer de forma precoce.

Quem deveria vencer: Chega a ser irônico que eu não premie Moore mesmo ela sendo tão fantástica, mas é que para mim ela venceria antes (e por atuações/personagens mais memoráveis), mas admito o quão ótima ela está em cena. Acho que ela, aliás, está excelente como Cotillard, uma francesa que não cansa de me deixar boquiaberto com seus trabalhos, que nesse ano deu uma atuação contida, econômica, mas absurdamente maravilhosa. Porém, o Oscar deveria ir para a atriz revelação do ano passado, a britânica Rosamund Pike, não vou ser hipócrita em dizer que seu filme e personagem não ajudaram ela a estar tão excelente, mas o que Pike faz com Amy Dunne (uma rainha) beira ao brilhantismo tamanha é a dubiedade apresentada pela mesma durante todo o longa. O filme nos apresenta cena pós cena de Amy sendo maravilhosa, e Pike a toma com uma veracidade que chega a dar medo, criando uma personagem já ícone dos anos 2000.

Quem deveria estar ai: O nível da categoria tá tão bom que até Witherspoon e Jones, que eu gosto menos, ainda estão muito bem em cena. Não vi o desempenho elogiado de Jennifer Aniston, mas uma certa britânica poderia ter recebido mais louros pelo seu trabalho: acho Emily Blunt um poço de carisma e sutileza em Caminhos da Floresta, numa atuação tão genuína que te pega pelo coração sem sequer você perceber.

- Melhor Ator Coadjuvante:

Robert Duvall - O Juíz
Ethan Hawke - Boyhood
Edward Norton - Birdman
Mark Ruffalo - Foxcatcher
J.K. Simmons - Whiplash





Quem vence: A vitória de J.K. Simmons é uma das barbadas da noite, e o motivo é claro: ele está destruidor mesmo! Poucas vezes um demônio é encarnado em cena de forma tão humana, real e ameaçadora como quando Simmons fez ao trazer seu Lester a vida. A atuação é exagerada sim, porque a forma abusiva como o personagem lida com todos pede isso, e Simmons cria umas 15 cenas para o Oscar com todos os shows que lhe permitem fazer, ''NOT IN MY FUCKIN' TEMPO!''

Quem deveria vencer: Admito que a categoria não me anima, e mesmo adorando Ed Norton desde sempre, não posso escolher outra pessoa: J.K. Simmons vai ser merecidíssima por todos os aspectos possíveis. Não só porque Whiplash é um excelente filme, mas porque Simmons é desses atores que esperaram a vida toda para ter a chance de mostrar o talento absurdo que o mesmo apresenta no filme.

Quem deveria estar ai: Vamos deixar claro que a indicação de Mark Ruffalo é uma P I A D A de mal gosto, tamanha a nulidade do mesmo em cena. Acho que Budapeste tem um elenco coadjuvante ótimo e pessoas como William Dafoe podiam ter entrado na categoria, mas vou ousar e dizer que a participação pequena (porém arrebatadora) de Henry G. Sanders em Selma poderia ter sido reconhecida, acho que nunca me emocionei tão rápido e tão sem entender da forma como fiz na cena que o avô feito por Sanders dá um testemunho a MLK.

- Melhor Atriz Coadjuvante:

Patricia Arquette - Boyhood
Laura Dern - Livre
Keira Knightley - O Jogo da Imitação
Emma Stone - Birdman
Meryl Streep - Caminhos da Floresta




Quem vence: Num desses momentos que você não acredita, a vitória de Patricia Arquette é o prêmio mais certo de toda essa noite, digo sem nem pestanejar.

Quem deveria vencer: Não é só por ter achado a seleção super fraca que eu também premio Patricia Arquette já que eu acho seu trabalho uma coisa linda tamanha a naturalidade que ela impregna em todas as suas cenas, sem direito a nenhuma nota falsa em cena. Construir uma mãe tão singela e palpável como ela fez não é tarefa fácil, juntando isso a aquela cena final onde ela admite ''eu achei que seria mais'', não tem pras demais concorrentes, Arquette fechou a conta e passou a régua.

Quem deveria estar ai: Não quero ir longe atrás de estrangeiras maravilhosas como Suzanne Clemént (Mommy) ou Érica Rivas (Relatos Selvagens), então deixa eu falar que no lugar da indicação PAVOROSA de Keira Knightley, uma exímia enchedora de linguiça na categoria, eles poderiam ter indicado Carmen Ejogo, que em pouco mais de uma cena dimensiona toda a problemática das lutas feitas naquela época retratada em Selma. Ah, se quisessem ter trocado Emma Stone por Naomi Watts no mesmo filme, eu não teria nenhuma objeção.

- Melhor Roteiro Original: Vou de Birdman, mas acho que Anderson vai vencer com Hotel Budapeste, que dê Wes!

- Melhor Roteiro Adaptado: Categoria tão fraca que vai ser a chance de premiarem O Jogo da Imitação, mas quero upset de Whiplash

- Melhor Animação: Sem o favorito, Uma Aventura Lego, deve ficar com Como Treinar Seu Dragão 2, eu só vi Operação Big Hero, que é bem legal.

- Melhor Filme Estrangeiro: Ida, porque é sobre judeus, mas uma vitória de Relatos Selvagens não me surpreenderia, e eu amaria.

- Melhor Documentário: Citizenfour, pelo conteúdo, mas nunca duvidem da Netflix e seu Virunga.

- Melhor Curta de Documentário: Crisis Hotline: Veteran Press 1, por motivos óbvios, mas Our Curse pode surpreender.

- Melhor Curta: The Phone Call, porque é o mais falado e tem vencedores e indicados ao Oscar no elenco. Porém, Boogaloo pode vencer.

- Melhor Curta de Animação: Feast, porque é Disney.

- Melhor Trilha Sonora: A Teoria de Tudo, mas torço pra Alexandre Desplat finalmente vencer, e que seja por Budapeste.

- Melhor Canção Original: Glory, de Selma. Sei que acreditam em Everything is Awesome, mas um upset aqui deverá ser I'm Not Gonna Miss You.

- Melhor Edição de Som: Sniper Americano, por motivos de óbvio.

- Melhor Mixagem de Som: Sniper Americano, mas talvez dê Whiplash.

- Melhor Design de Produção: O Grande Hotel Budapeste, porque SIM!

- Melhor Fotografia: Birdman, o prêmio mais certo do filme.

- Melhor Maquiagem e Cabelo: O Grande Hotel Budapeste, mas Guardiões pode surpreender.

- Melhor Figurino: O Grande Hotel Budapeste, porque Milena Canonero é lenda, mas Colleen Atwood e Oscars são quase sinônimos, olho nela.

- Melhor Montagem: Boyhood, e se perder pra Whiplash vou temer pelo futuro do filme no resto da premiação.

- Melhor Efeitos Visuais: Planeta dos Macacos: O Ínicio, porque sei que Interstellar vai vencer, mas não quero.



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