domingo, 8 de fevereiro de 2015

Grammy 2015: De Beyoncé a Sam Smith, passando por Sia, descubra quem deve vencer o prêmio mais cobiçado da música.




A seleção do Grammy Awards esse ano não foi das melhores, mas a festa que ocorre hoje pode se recuperar premiando os que mais merecem. A noite deverá ser muito feliz para Beyoncé, Sam Smith, Miranda Lambert e pode reservar surpresas para Sia, Eminem e até Iggy Azalea, será?





ÁLBUM DO ANO: Eu já estava conformado que Sam Smith iria entrar na categoria pelo seu cd de estréia, In the Lonely Hour, mesmo que o álbum não seja nada demais, é bem feitinho e simboliza o nome do maior artista do ano passado, mas precisava mesmo vir acompanhado do X do Ed Sheeran e do G.I.R.L. do Pharrell Williams? Ambos os cd's não passam de trabalhos passáveis sem muito a acrescentar do que ambos apresentavam. No caso de Ed, ele ainda é inferior a seu debut, tanto como produção e, especialmente, levando em conta as letras. Bom é saber que os 3 mais fracos só devem fazer mesmo figuração, deixando a vitória entre Queen B e seu ''visual album'' e o Beck com um dos melhores álbuns do ano passado. Morning Phase é o melhor trabalho do Beck desde o Sea Change, trazendo aquela mistura de folk/country ao rock como ninguém mais consegue fazer, mas se a categoria é ''álbum do ano'', a dona da música mundial, que atende pelo nome de Beyoncé deveria ser a grande vencedora pelo seu álbum auto-intitulado, BEYONCÉ. Livre de qualquer pretensão de ser radiofônico, o cd mergulha no que de melhor o R&B contemporâneo atual tem a oferecer, trazendo clássicos como ''#Flawless'', ''Partition'' e ''Pretty Hurts'', o cd é o ápice de um artista em plena forma e consciência do que deve fazer, e Beyoncé (tão superestimada pelo Grammy) não pode passar em branco e perder essa categoria na noite de hoje.

Quem ganha: Beyoncé - BEYONCÉ (Spoiler: Beck - Morning Phase)

Ranking Pessoal: 

1º - Beyoncé, BEYONCÉ
2º - Beck, Morning Phase
3º - Ed Sheeran, X
4º - Sam Smith, In the Lonely Hour
5º - Pharrell Williams, G.I.R.L.


GRAVAÇÃO DO ANO: Mais uma vez a Academia decidiu que só hits entrariam nessa categoria, temos aqui três canções que foram #1's no Hot 100, um top 5 e um top 10. Isso é bom pelo lado de que todos tem aquela chance de adquirir status de ''hino'' na mente das pessoas, mas também acaba dando margem para músicas como Shake it Off de Taylor Swift e All About that Bass da Meghan Trainor entrarem numa categoria tão privilegiada. Não me entendam mal, gosto de ambas as canções e acho que as duas são canções pops bem feitinhas, mas que não merecem nada além do que um download semanal, especialmente quando tivemos esnobadas como Drunk in Love (Beyoncé) na categoria. As duas e Fancy de Iggy Azalea não devem ter lá muita gente, as primeiras por serem ''muito bobas'' e a última porque sendo uma canção de ''rap'', jamais venceria nessa categoria. Então, temos os dois hits menores, mas com pedigree, que são as apostas de vitória: Stay With Me de Sam Smith e Chandelier da Sia. Acho a canção de Sia quase perfeita enquanto produção, mas o queridinho da noite é a versão masculina de Adele, e com uma canção no estilo que ele tem, seria muito difícil vê-lo perder essa categoria. 

Quem ganha: Sam Smith - Stay with Me

Ranking pessoal:

1º - Sia, Chandelier
2º - Iggy Azalea (feat. Charli XCX), Fancy
3º - Sam Smith, Stay with Me
4º - Meghan Trainor, All About that Bass
5º - Taylor Swift, Shake it Off



CANÇÃO DO ANO: Se as indicações de Taylor Swift (Shake it Off) e Meghan Trainor (All About that Bass) são estranhas em numa categoria como gravação do ano, beira o ridículo nessa aqui, onde supostamente premiamos a letra da canção em si. Se é até fácil de entender porque Trainor entrou na categoria pela letra espertinha de sua canção (lembram de Carly Rae Jepsen aqui com Call Me Maybe? Pois é, a mesma situação), fica difícil defender a ex-cantora de country por um refrão que clama ''the haters gonna hate hate hate... and I'm just gonna shake shake shake it''. A indicação do Hozier com Take me to Church é daquelas que saem, quase que, do nada e honram a dita ''qualidade'' que o Grammy sempre procura estampar. Só que mais uma vez a categoria ficará entre australiana e o britânico, e embora eu tenha certeza que Sam Smith vai vencer essa categoria co Stay with Me (Será que Tom Petty sobe no palco? risos), quero crer que os créditos como maior compositora da música pop atual de Sia e a qualidade inquestionável de Chandelier por si só irão premiar a mesma. Afinal só pela primeira frase da canção (''Party girls don't get hurt''), ela já merece todos os prêmios do mundo.

Quem ganha: Sia - Chandelier

Ranking pessoal:

1º - Sia, Chandelier
2º - Hozier, Take me to Church
3º - Sam Smith, Stay with Me
4º - Meghan Trainor, All About that Bass
5º - Taylor Swift, Shake it Off

ARTISTA REVELAÇÃO: Nessa categoria nem me demoro, afinal mal conheço os trabalhos de Bastille, HAIM e Brandy Clark e eles tem a mesma chance de vencer a categoria que eu e você que estamos em casa. Sei que Macklemore venceu ano passado sendo rapper, mas mesmo Iggy Azalea tendo tido um ano mais pop que qualquer outro na categoria, sofre por ser ''rapper'' e por ter seus talentos como artista bastante questionados. Então aqui é fácil até demais prever quem vence: Sam Smith.

Quem ganha: Sam Smith

Ranking pessoal:

1º - Sam Smith
2º - Brandy Clark
3º - Bastille
4º - Iggy Azalea
5º - HAIM

Nas demais categorias espere por:

POP:

- Best Pop Solo Performance: Sam Smith - Stay with Me, mas mais uma vez: cuidado com Sia.
- Best Pop Duo/Group Performance: Iggy Azalea (feat. Charli XCX) - Fancy, sim, eu sei que a música nem é uma colaboração pop e Iggy vem sendo muito atacada pela apropriação cultural, mas ainda é a única das indicadas a ter uma indicação no big four e as 4 indicações da Iggy devem significar algo. Não acho que Katy Perry vá vencer um Grammy por Dark Horse e que Bang Bang tenha cara de quem vence Grammy. Logo, é Say Something e a canção péssima do Coldplay que ameaçam I-G-G-Y.
- Best Pop Vocal Album: Ed Sheeran, X. Smith é a clara alternativa, mas ainda acho que eles vão premiar o queridinho deles pra ele não sair de mãos abanando.
- Best Traditional Pop Vocal Album: Tony Bennett – Cheek to Cheek. O Grammy mais fácil de Lady GaGa, sem dúvidas, mas na figa por Miss Streisand destruir o favorito.

DANCE/ELECTRONICA:

- Best Dance Recording: Disclosure (feat. Mary J. Blige) - F For You e mesmo sendo um combo difícil de resistir, não se espante com Rather Be vencendo. 
- Best Electronic/Dance Album: deadmau5 - while (1<2), mas Aphex Twin é co-favorito.

ROCK:

- Best Rock Performance: Jack White, Lazaretto, mas Black Keys tão logo ali pra vencer.
- Best Metal Performance: Slipknot - The Negative One
- Best Rock Song: Beck - Blue Moon, mas Jack White pode vencer.
- Best Rock Album: Beck - Morning Phase LOL

ALTERNATIVE:

- Best Alternative Music Album: Jack White, Lazaretto, porém Arcade Fire é sempre uma força no Grammy.

R&B:

- Best R&B Performance: Beyoncé (feat. Jay-Z) - Drunk in Love
- Best Traditional R&B Performance: Robert Glasper Experiment (feat. Lalah Hathaway and  Malcolm Jamal Warner) - Jesus Children
- Best R&B Song: Beyoncé (feat. Jay-Z) - Drunk in Love
- Best R&B Album: Toni Braxton & Babyface - Love, Marriage & Divorce, mas não duvidem de Robert Glasper
- Best Urban Contemporary Album: Beyoncé - BEYONCÉ

RAP:

- Best Rap Performance: Eminem - Rap God, mas torço a vida pra ''i'' do Kendrick levar.
- Best Rap/Sung Collaboration: Eminem (feat. Rihanna) - The Monster, mas não duvide de Kanye.
- Best Rap Song: Kendrick Lammar - i, mas é a melhor chance de Kanye West vencer algo com Bound 2.
- Best Rap Album: Eminem - The Marshall Mathers LP 2, mas o quão épico seria a vitória de Iggy Azalea LOL

COUNTRY:

- Best Country Solo Performance: Carrie Underwood - Something in the Water, Miranda é runner-up
- Best Country Duo/Group Performance: Miranda Lambert & Carrie Underwood - Somethin' Bad - Ñ vejo perdendo aqui.
- Best Country Song: Miranda Lambert - Automatic
- Best Country Album: Miranda Lambert - Platinum, será que Eric Church não vence nada? Pode vencer aqui.

- Best Song Written for Visual Media: Frozen - Let It Go.
- Best Musical Theater Album: Hedwig and the Angry Inch
- Best Music Video: Sia - Chandelier

Nenhum comentário:

Postar um comentário