domingo, 24 de fevereiro de 2013

Oscar 2013: Quem leva, quem deveria levar e quem faltou na edição desse ano da maior festa do Cinema.





Hoje, dentro de poucas horas, ocorrerá a 85ª edição do prêmio da Academia de Cinema, Arte e Ciência, ou seja, o Oscar. A premiação é a mais velha de qualquer midía e a mais prestigiada também, mesmo cometendo delitos como premiar 'Uma Mente Brilhante', 'Crash' e 'O Discurso do Rei' como melhores filmes de seus respectivos anos. Sempre comentada, para o bem ou para o mal, a seleção desse ano se mostrou a melhor em muito tempo (talvez desde a seleção que consagrou 'Os Infiltrados' vencedor) e nos dá a esperança de que a festa renderá ótimas vitórias. Com as informações que já sairam, esperem uma cerimônia muito luxosa e com muita música, especialmente o segundo fato. 

Aqui vou dizer quem eu acho que vence, quem deveria vencer (dos indicados) e quem deveria ter sido indicado (e até deveria estar vencendo):

- Melhor Filme:

Indomável Sonhadora
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura
Lincoln
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Amor
Django Livre
Argo



Quem vence: Argo - O filme venceu basicamente todos os prêmios que precedem o Oscar e além de ser bom, é fácil de ser visto e comprado, nada muito desafiador como Indomável Sonhadora ou Amor, por exemplo.

Quem deveria vencer: Dentre os indicados eu tenho 3 favoritos, são eles Amor, A Hora Mais Escura e As Aventuras de Pi. Eu acabaria votando em Amor, mais pelo tema e abordagem do filme de Haneke terem me pegado por completo.

Quem deveria estar ai: Looper ou 007 - Operação Skyfall, duas obras muito bem feitas e que trazem um toque pessoal que dignifica seus estilos hoje banalizados, é até triste que mesmo com todo o lobby possível, o filme de James Bond tenha ficado de fora.

- Melhor Diretor:

Michael Haneke - Amor
Ang Lee - As Aventuras de Pi
David O. Russell - O Lado Bom da Vida
Steven Spielberg - Lincoln
Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora



Quem vence: A categoria mais polêmica do ano, por esnobar não só 1, mas 2 dos favoritos a vencer: Ben Affleck por Argo e Kathryn Bigelow por A Hora Mais Escura. Tirando o novato Zeitlin, os outros quatro poderiam vencer, mas acho que aqui é uma boa forma de premiarem David O. Russell, que teve o filme bem mais amado do que a maioria achava, ele estar indicado também pelo roteiro não o prejudica, mas nem se assuste se Spielberg vencer, ou Haneke, ou Lee...

Quem deveria vencer: Queria dizer Haneke, mas a magia e a visão tão singela, mas jamais simplicista, de Ang Lee ainda me apetecem demais, o uso do 3D ser magnífico e o fato dele ter conseguido, finalmente, transpor esse livro pro cinema também ajudam nessa opinião.

Quem deveria estar ai: Ainda não vi o novo filme de Paul Thomas Anderson, meu atual diretor favorito, mas jamais entenderei como esnobaram a direção vigorosa e extremamente competente de Kathryn Bigelow por A Hora Mais Escura, em certos momentos a mulher de mais de 60 anos dá uma aula de ambientação e jogo de cena.

- Melhor Ator:

Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
Daniel Day-Lewis - Lincoln
Hugh Jackman - Os Miseráveis
Joaquin Phoenix - O Mestre
Denzel Washington - O Vôo




Quem vence: Daniel Day-Lewis por Lincoln, é quase inacreditável que o Sr. Lewis vai vencer sua terceira estatueta apenas cinco anos desde sua segunda vitória, isso porque vencer 3 Oscars de atuação é algo raro e apenas 4 outros atores fazem parte deste clube. Mas a performance de Lewis varreu desde os prêmios da crítica até o último prêmio televisado, ele ser considerado o melhor ator vivo por muitos e estar interpretando ninguém menos que Abraham Lincoln só o ajuda.

Quem deveria vencer: Um consenso virtual é que esse prêmio deveria ser de Joaquin Phoenix em O Mestre, mas como eu disse, não vi o filme, e por tal motivo acho que Daniel Day-Lewis merece e muito esse Oscar, mesmo adorando a performance dos outros 3 atores, especialmente Cooper que me foi uma surpresa enorme em O Lado Bom da Vida.

Quem deveria estar ai: Jean-Louis Trintignant por Amor, um homem que acima dos 80 anos divide a tela com a indicada Emmanuelle Riva e simplesmente formam o casal mais terrivelmente bem concebido do ano passado, se a direção e o roteiro de Amor criam a base para a veracidade daquela dupla, é Trintignant que garante um leque de emoções que deixa o espectador aturtido, tamanha a força da presença dele em cena.

- Melhor Atriz:

Jessica Chastain - A Hora Mais Escura
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
Emmanuelle Riva - Amor
Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora
Naomi Watts - O Impossível




Quem vence: Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida, existe uma briga entre ela e Riva, com Chastain correndo por fora, mas essa mulher que se tornará a segunda mais jovem vencedora da categoria tem diversos atributos para garantir a vitória, a sua performance natural e bastante exposta de uma mulher recentemente viúva ganhou elogios desde a primeira vista e é essa mesma espontaneidade que levará Lawrence a vitória, mas não se assustem caso Jean Dujardin chame o nome de uma tal conterrânea quando abrir o envelope.

Quem deveria vencer: Tendo visto todas as indicadas, posso afirmar que o trio Lawrence-Chastain-Riva é incrívelmente forte e merecedor. Pessoalmente, eu acharia lindo ver Riva levando essa estatueta, mas acho a personagem de Jessica Chastain mais desenvolvida e tem uma cena final arrebatadora, por isso acabaria votando na protagonista de A Hora Mais Escura, mas caso Lawrence vença mesmo, não guardo rancor.

Quem deveria estar ai: Rachel Weisz em The Deep Blue Sea, uma performance tão transcendente que ficou latente para mim todo o sofrimento, amargura e angústia que a personagem de Weisz passou. Rachel vem se mostrando uma atriz cada vez mais brilhante e essa performance é não só a maior da carreira dela, mas uma das grandes dos últimos anos.

- Melhor Ator Coadjuvante:   

Alan Arkin - Argo
Robert De Niro - O Lado Bom da Vida
Philip Seymour Hoffman - O Mestre
Tommy Lee Jones - Lincoln
Christoph Waltz - Django Livre




Quem vence: Categoria mais aberta dentre as de atuação, acho que tirando Arkin, (que está ocupando a vaga de alguém merecedor) todos os outros tem chance de vencer. O filme de Hoffman é pequeno e controverso, o que mais prejudica De Niro é que esse seria seu terceiro Oscar e seria por algo muito menor que suas vitórias anteriores e o pior contra de Waltz é a sua vitória ter ocorrido apenas 3 anos atrás num filme do mesmo diretor. Tommy Lee Jones é a minha aposta pela força de sua excelente performance, por ser apenas seu segundo Oscar e pela vitória no sindicato de atores umas semanas atrás.

Quem deveria vencer: Não vi Hoffman, então se a minha previsão se fizer correta eu ficarei muito feliz, acho a performance completa de Tommy Lee Jones um acerto de tom, presença e caracterização. Fora que suas cenas no tribunal são dos melhores momentos de Lincoln.

Quem deveria estar ai: Javier Bardem que deu uma interpretação tão deliciosamente divertida, mas muito bem construida e amparada no último 007 que é difícil não simpatizar com seu vilão. Existiu cena de coadjuvante mais perfeita que a introdução de Silva? Pois é, eu não vi.

- Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams - O Mestre
Sally Field - Lincoln
Anne Hathaway - Os Miseráveis
Helen Hunt - As Sessões
Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida



Quem vence: É a barbada da noite, pode ter certeza que ninguém tira esse careca dourado das mãos de Anne Hathaway na adaptação pro cinema do musical Os Miseráveis, a melhor forma de premiar o filme e o momento certo de premiar a atriz, que já deve entrar pra história do cinema com seus pouco mais de cinco minutos de close-up cantando I Dreamed A Dream, a música mais popular do musical.

Quem deveria vencer: Estou desfalcado aqui porque não vi as duas que dizem ser tão boas quanto Hathaway: Adams e Hunt, mas tendo visto Field e Weaver, eu digo sem problemas: VAI LÁ, HATHAWAY! A rendição de Anne toma uma proporção que jamais foi vista e num misto de raiva e arrependimento, nós vemos uma das cenas mais dilacerantes do ano, bravissíma.

Quem deveria estar ai: Emily Blunt em Looper, a inglesa já deveria estar indo para sua terceira indicação (as esnobadas por 'O Diabo Veste Prada' e 'A Jovem Rainha Vitória' são ridículas), mas foi novamente esnobada pela sua atuação em Looper, é Blunt quem coloca um pouco de humanidade naquela ficção científica maravilhosa e todas as cenas em que envolvem seu filho, a mulher manda no longa.

- Melhor Roteiro Original: Vai dar Django Livre, com chances de Amor. Eu premiaria A Hora Mais Escura

- Melhor Roteiro Adaptado: É de Argo, mas o upset de Lincoln é fácil de acontecer. Torço por Lincoln a vida toda

- Melhor Animação: Valente vs. Detona Ralph, acho que a Pixar volta a reinar. Só vi esses dois, premiaria Detona Ralph, pelo frescor e diversão da fita.

- Melhor Filme Estrangeiro: Franco favoritos adoram perder aqui, mas não tem como não dar Amor. Tendo visto Amor e No, fico com o filme de Haneke mesmo.

- Melhor Documentário: Searching for Sugar Man, barbada.

- Melhor Curta de Documentário: Open Heart.

- Melhor Curta: Curfew

- Melhor Curta de Animação: Paperman, lindo demais, vejam.

- Melhor Trilha Sonora: As Aventuras de Pi, mas vejam Argo dando upset. A trilha de Pi é a mais linda mesmo, já que não indicaram a de Indomável Sonhadora.

- Melhor Canção Original: Skyfall de Adele, e será muito merecido.

- Melhor Edição de Som: As Aventuras de Pi, mas um filme thriller como A Hora Mais Escura pode surpreender.

- Melhor Mixagem de Som: As Aventuras de Pi, mas vejam um musical com cantoria ao vivo como Os Miseráveis vencendo sem muita surpresa.

- Melhor Design de Produção: Anna Karenina, que eu não vi, por isso fico com Os Miseráveis.

- Melhor Fotografia: As Aventuras de Pi, eu acho a de Pi a melhor e mais linda, mas como torço pra Deakins por Skyfall quebrar o jejum de 9 derrotas.

- Melhor Maquiagem e Cabelo: Os Miseráveis, mas nem me espanto se O Hobbit levar aqui.

- Melhor Figurino: Anna Karenina, e eu nem preciso ver para saber que a excelência de Jacqueline Durran é imbatível, mas se tiver um upset aqui será do horrível Espelho, Espelho Meu, só porque sua figurinista faleceu.

- Melhor Montagem: Argo, e será seu único prêmio merecido.

- Melhor Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi, afinal, quem não acho que aquele tigre era de verdade? lol Mas eu premiava Prometheus.

2 comentários: