domingo, 9 de junho de 2019

Previsões do Tony Awards 2019!


O Tony Awards acontece hoje (09) e mais uma vez irei tentar prever quem vence, assim como os possíveis ''upsets'' nas categorias premiadas. Essa temporada da Broadway foi marcada pela quantidade absurda de peças, entre produções novas e revivals, foram mais de 20 produções. Enquanto isso, entre os musicais foram apenas 13 produções que abriram, sendo apenas duas delas revivals (o que quase extingue a categoria esse ano) e um deles sendo King Kong. 

A temporada nos trouxe 3 ''jukebox'' de artistas como Cher, The Temptations e The Go Go's, 3 adaptações de filmes muito populares (''Pretty Woman'', ''Tootsie'' e ''Beetlejuice'') e 3 projetos ''originais'': ''Hadestown'' trazendo o mito de Hades, ''Be More Chill'' e todo um rolê sci-fi e ''The Prom'' sobre um aspecto LGBT+ pouco visto na atualidade. Dentre as peças, a esnobada de ''To Kill a Mockingbird'', sendo que a mesma foi a maior peça do ano em bilheteria, deve ter sido uma das maiores esnobadas da história da premiação, mas vamos ver quem vence em cada uma das categorias? Aqui estão meus palpites:

MELHOR MUSICAL



Hadestown é um projeto que vem sendo gestado desde o começo da década, foram várias montagens Off-Broadway, workshops e até uma recente montagem em Londres antes de finalmente chegar a Broadway, mas também chegou com tudo! A produção foi aclamadérrima e deve vencer, sem muita dificuldade, o grande prêmio da noite. E de tudo que eu vi e ouvi, parece que será muito merecido.

Tendo visto 8 dos 11 musicais da temporada (infelizmente não vi Hadestown, mas não me arrependo de ter perdido Ain't Too Proud e Be More Chill), teria facilmente indicado ''Head Over Heels'' no lugar de ''Beetlejuice''. Ah, uma possível alternativa? ''The Prom'', muito amado pela comunidade e que precisaria dessa vitória para sobreviver além das próximas semanas.

MELHOR PEÇA


Sem a concorrência de ''Mockingbird'', muito difícil que a enorme peça irlandesa ''The Ferryman'' não vença o prêmio. O quasi-monólogo de Heidi Schrek, ''What the Constitution Means'' ameaçou ter forças, mas não vai acontecer.

Consegui assistir a essa montagem, de três horas de duração, e em um estilo que consegue misturar o clássico e o moderno, causa uma pungência dramática muito forte no espectador, finalizando a peça com a boca, literalmente, aberta.

MELHOR REVIVAL DE MUSICAL



Uma categoria que ameaçou ser extinta já que o único concorrente seria o revival de ''Kiss Me, Kate'', acabou ficando devido ao anúncio de uma das produções mais louvadas do ano passado, o revival de ''Oklahoma!''.

Essa produção do clássico de Rodgers & Hammerstein reinventa basicamente tudo que sabemos do musical, trazendo um aspecto bem mais naturalista e cruel, alguns não gostaram tanto, mas quem amou, ficou apaixonado!

MELHOR REVIVAL DE PEÇA



Uma categoria que está absurdamente apertada, acredito que o poder de Ryan Murphy pode levar a uma vitória de ''The Boys in the Band'', que seria histórico visto que a produção fechou tem quase um ano. Tem também que ache que ''All My Sons'' se beneficia por ser uma das únicas indicadas que ainda está aberta, mas eu acredito que a aclamação da peça (e o benefício de ter Elaine May como protagonista) irão dar esse prêmio para a excelente montagem de Kenneth Lonergan, The Waverly Gallery.

MELHOR ATOR EM MUSICAL


Em um papel que revolucionou a vida de Dustin Hoffman, Santino Fontana soube fazer o mesmo sem precisar qualquer imitação, apenas entendendo a personagem e fazendo dela, algo 100% único. Tendo visto Alex Brightman em ''Beetlejuice'' e Brooks Ashmankas em ''The Prom'', essa vai ser a grande vitória de ''Tootsie'' na noite.


MELHOR ATOR EM PEÇA


A produção não foi tão amada, a categoria estava muito acirrada, mas a atuação de Bryan Cranston em Network (versão para os palcos do filme ''Rede de Intrigas'', papel de Cranston deu um Oscar póstumo a Peter Finch) pegou a Broadway desprevenida e deixou todos sem palavras.

Consegui ver o trabalho de Jeff Daniels em ''Mockingbird'' e Paddy Considine em ''Ferryman'', ambos perfeitos e se Cranston está melhor que eles, deve estar realmente perfeito! Um possível upset? O próprio Daniels que está em sua terceira indicação e fazendo um papel também icônico.

MELHOR ATRIZ EM MUSICAL


Stephanie J. Block é uma das veteranas mais talentosas do teatro musical e, finalmente, terá seu momento. Fazendo uma performance incrível como a lendária Cher em ''The Cher Show'', ela não deu chance pra ninguém e deve vencer, com facilidade, logo mais.

MELHOR ATRIZ EM PEÇA


Uma das maiores lendas da cidade de New York, tinha mais de 50 anos que Elaine May não pisava nos palcos da Broadway. Porém, aos quase 90 anos de idade e fazendo uma mulher que tem Alzheimer, ela recebeu os grandes elogios de uma vida e deve, felizmente, vencer o prêmio essa noite.

Algumas pessoas acham que Annette Bening e Laurie Metcalf tenham chance, mas a vitória de The Waverly Gallery aqui parece inevitável e será perfeita!

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MUSICAL


Uma categoria nada excitante, mas o interessante é que seria uma vitória fácil de Patrick Page, mas se tornou uma vitória fácil... de seu colega de elenco, André de Shields. Os dois atores de Hadestown foram os coadjuvantes mais elogiados da temporada, mas Shields tinha algo em seu favor, ele era um aspecto novo do musical, enquanto Page está com o musical desde sempre e, talvez, não tivesse o mesmo frescor.

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM PEÇA


Os fãs de musicais conhecem Bertie Carvel por ele ter originado o papel de Miss Trunchbull em Matilda, mas ele volta agora como ninguém menos que Rupert Murdoch em Ink, um dos maiores nomes das mídias impressas e televisivas de todos os tempos. E por mais que Ben Walker ameace um upset por seu trabalho em ''All My Sons'' e eu sinto que Robin de Jesus possa vencer, duvido que Carvel perca agora como aconteceu alguns anos atrás por ''Matilda''. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MUSICAL


Houve um momento que Sarah Stiles e Ali Stroker, e a última ainda tem chances de fazer história, ameaçaram vencer essa categoria, mas o mix do poder de Hadestown e a força de uma coadjuvante com cara de protagonista devem levar a uma vitória de Amber Gray hoje. Ela faz Persephone, tem um número solo arrasador e um background enorme no cenário musical. Vai ser uma vitória linda e, ao que parece, super merecida, mas como disse, devemos ficar de olho em Ali Stroker.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM PEÇA


Uma das vitórias que mais irei comemorar, Celia Keenan-Bolger não só está estupenda em To Kill a Mockingbird fazendo uma criança em cena com total veracidade e muito coração, mas ela é uma das atrizes mais versáteis dos palcos da Broadway, fazendo de comédias musicais como ''Spelling Bee'' até dramas poderosos de Tennessee Williams como ''The Glass Menagerie''. Não consigo imaginar alguém derrotando ela e nem quero, vem com tudo!

- MELHOR LIBRETO DE MUSICAL: A vitória de TOOTSIE aqui parece ser inevitável, mas em um amor total a Hadestown, pode ganhar também.

- MELHOR TRILHA ORIGINAL: HADESTOWN, sem competição. Vem pisando, Anaïs!

- MELHOR DIREÇÃO DE MUSICAL: Acredito que a polarização de ''Oklahoma!'' vai acabar fazendo com que Rachel Chavkin ganhe por HADESTOWN.

- MELHOR DIREÇÃO DE PEÇA: Sam Mendes por segurar três hora de THE FERRYMAN e é isso.

- MELHOR ORQUESTRAÇÃO: Mais uma briga de Hadestown vs. OKLAHOMA!, mas até por ter refeito totalmente esse aspecto do show, o revival deve vencer.

- MELHOR COREOGRAFIA: Pode ser o prêmio de consolação de Ain't too Proud, mas ainda acho que KISS ME, KATE vence aqui.

- MELHOR DESIGN CÊNICO DE MUSICAL: Não vi todos os cenários, mas a vitória de BEETLEJUICE aqui vai ser sensacional.

- MELHOR DESIGN CÊNICO DE PEÇA: Vou de THE FERRYMAN, mas acredito que Ink pode surpreender.

- MELHOR FIGURINO DE MUSICAL: O destile de vestidos icônicos de Cher justificam a vitória certa de Bob Mackie por THE CHER SHOW.

- MELHOR FIGURINO DE PEÇA: GARY: A SEQUEL TO TITUS ANDRONICUS parece ser uma vitória certa também, mas vamos ficar de olho em ''Bernhardt/Hamlet''.

- MELHOR DESIGN DE LUZ DE MUSICAL: Outra vitória de HADESTOWN.

- MELHOR DESIGN DE LUZ DE PEÇA: Uma das vitórias técnicas merecidas de NETWORK.

- MELHOR DESIGN DE SOM DE MUSICAL: Muitos apostam em King Kong, mas acho que é outra vitória de HADESTOWN.

- MELHOR DESIGN DE SOM DE PEÇA: Acredito que THE FERRYMAN vence, mas não duvido de ''Network'' também ganhar aqui.

E é isso, vamos conferir? Porque ao menos que o show vai ser ótimo, tenho certeza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário