domingo, 16 de setembro de 2018

Emmy Awards 2018: Quem vence, quem merece vencer e um pouco mais!


O Emmy, o maior prêmio da TV, este ano completa 70 edições realizadas, é um feito e tanto. Uma premiação que já precisou se atualizar a medida que a TV como antes conhecida foi mudando chega em uma data histórica fazendo sua cerimônia em uma... segunda. Porém, deixando isso de lado, os indicados desse ano refletiram bem, em sua maioria, o que realmente de melhor temos na TV americana atualmente. 

Entre as produções mais indicadas da noite estão os épicos ''Game of Thrones'' (HBO), ''Westworld'' (HBO), assim como a hypada ''The Handmaid's Tale'' (Hulu). Do lado das comédias os destaques ficam para ''The Marvelous Mrs. Maisel'' (Amazon) e ''Atlanta'' (FX). Já no tão escasso ano para filmes para televisão e minisséries, o destaque é todo para ''American Crime Story: the Assassination of Gianni Versace'' (FX). Sem surpresas, estas também devem ser as principais ganhadoras da noite.

Nesse post vou dividir por ''áreas'' e tentar ser o mais sucinto possível e falar quem ganha, quem pode ganhar e quem, dentre os que eu vi, merecem ganhar. Vamos nessa!

- DIREÇÃO -

COMÉDIA 

A minha aposta é no episódio Teddy Perkins de Atlanta, um trabalho muito focado na ambientação totalmente diferente do que a série de Donald Glover tinha feito até então e muito mérito da direção exímia de Hiro Murai. Se alguém chover nessa festa, provavelmente, será Amy Palladino pelo Piloto de The Marvelous Mrs. Maisel, mas tem quem diga que Donald Glover está com tanto sucesso atualmente que ao invés de dividir votos pela mesma série, ele conseguiria se sagrar vitorioso, repetindo a vitória do ano passado, pelo episódio FUBU, mas não estou contando com isso.
MINISSÉRIE OU TELEFILME

Depois de perder nos últimos anos mesmo sendo o favorito, acredito que nesse ano tão fraco não neguem mais a vitória em direção para Ryan Murphy pelo Piloto de Versace. É um episódio altamente aclamado pelo estilo do diretor LGBTQ+ indo de encontro direto com uma temática que dialoga tanto com o mesmo em um acontecimento chocante, se não for agora, pode desistir. E, embora, tenhamos ninguém menos que David Lynch na categoria, quero ousar que a principal concorrência de Murphy seja a direção de Jesus Christ Superstar!, que precisou lidar com tudo perfeitamente (em um produção que o Emmy claramente amou) AO VIVO.

DRAMA

Em uma briga direta entre The Handmaid's Tale e Game of Thrones, eu vou ficar com as Aia's. Embora a fantasia épica da HBO já venceu essa categoria por dois anos seguidos mesmo com dois indicados, acredito que o drama da Hulu está muito mais em alta atualmente (a diretora é mulher) e possui o tipo de estilo que, normalmente, prevalece nessa categoria. Não tendo visto Ozark, posso afirmar tranquilamente que a direção de The Crown é a melhor dentre as concorrentes, mas não será dessa vez que a vitória de Stephen Daldry ocorrerá.

- ROTEIRO -


COMÉDIA

Amy Sherman-Palladino será vingada por todas as vezes que os roteiros deliciosos de Gilmore Girls foram ridiculamente esnobados e vencerá muito belamente pelo Piloto de ''Maisel''. O grupo votante de roteiristas simplesmente amam pilotos e aqui não será diferente, ainda mais sendo uma comédia de verdade com diálogos rápidos e sagazes. Barry e Atlanta possuem dois episódios e nenhum deles tem destaque, o que deve levar a uma provável divisão de votos. Porém, se alguém ameaça a comédia de stand-up, é justamente Donald Glover pelo episódio do crocodilo.

MINISSÉRIE OU TELEFILME

Em um cenário onde Versace papa tudo, uma vitória em roteiro não seria surpresa, especialmente pelo episódio House by the Lake, onde o protagonista recebe todo o ''background'' necessário para que você entenda muito do que porque ele se tornou o assassino de Versace. Porém, como o Emmy vem demonstrando muito amor ao projeto Black Mirror e por serem os atuais vencedores da categoria, vou de USS Callister para o desespero de todos os, poucos, geekers que assistirão a cerimônia.

 
DRAMA

Mesmo tendo vencido essa categoria nos anos recentes, acredito que a força de Game of Thrones simplesmente não é mais a mesma, e mesmo se viesse a vencer série, ainda duvido que ganharia aqui. A briga mesmo fica entre The Handmaid's Tale e The Americans, o Emmy adora o começo ou final de uma série, fazendo com que a série de espionagem russa tomasse a dianteira, mas o episódio de ''Handmaid's'' é uma abertura muito potente e traz uma força muito grande para a personagem de Moss. Acredito que a vitória, mais uma vez, será da série do Hulu, mas dado o que os roteiristas fizeram com a série, torço fielmente por ''Americans'' mesmo sem ter visto. O roteiro de The Crown também é um absurdo e um dia Peter Morgan será recompensado.

- ATOR COADJUVANTE -

 COMÉDIA

Henry Winkler é uma lenda viva da comédia americana, tem um senhor currículo na televisão e umas tantas indicações ao Emmy. Junte isso a um personagem realmente engraçado em uma série claramente abraçada pela Academia (Barry) e me diga se não é a melhor receita para o prêmio da noite, certo? Mas não se assuste se na hora que o envelope abrir, sair o nome de Bryan Tyree Henry pela sua performance tão maravilhosa em Atlanta. Meu coadjuvante favorito, tendo visto todos menos Louis Anderson, continua sendo Tituss Burgess, mas estou aceitando a vitória até do ex-Kenan e Kell só para não ver Alec Baldwin ganhando de novo.

MINISSÉRIE OU TELEFILME

Minha atual aposta em Jeff Daniels em Godless parte do principio que os três coadjuvantes de Versace vão dividir votos, mas também porque o Emmy simplesmente adora o Daniels. Porém, uma parte da minha mente manda eu ir de Édgar Ramirez porque seus colegas indicados na categoria, provavelmente, não irão lhe tirar votos, assim como o ''branch'' de atores parece ter amado tanto Versace que sua vitória não seria problema. Não sei, mas por enquanto acho que o faroeste vai sair ganhando... nessa categoria.

DRAMA

David Harbour tem tudo a seu favor: a série (Stranger Things), o personagem, a crítica, a indústria (indicação ao SAG mesmo sendo coadj.) e uma temporada onde ele foi, basicamente, o MVP, e por isso vou com ele. Porém, a categoria está aberta o suficiente para até Mandy Patinkin, inclusive o único que não vi,  vencer. Uma vitória, mesmo que muito injusta, de Peter Dinklage por fazer nada em Game of Thrones é possível? Muito. Uma surpresa de Joseph Fiennes em uma possível lavada de Handmaids pode ocorrer? Demais. Mas ainda tenho fé que o xerife vai dominar e sair com o ouro.

- ATRIZ COADJUVANTE - 

COMÉDIA
 
A maioria das pessoas estão indo com Kate McKinnon que tem duas vitórias seguidas na categoria pelo trabalho no SNL, mas achei essa temporada muito menos hypada que as anteriores e a atriz está incluída nessa conta. Por isso, vou apostar em Alex Borstein, uma ''character actress'' que está por anos na televisão, faz a voz de vários personagens em Family Guy, e simplesmente arrasa em Marvelous Mrs. Maisel. Vitórias de Laurie Metcalf como forma de se desculpar pelo cancelamento de sua série ou até uma surpresa de Zazie Beetz pela força de Atlanta não podem ser descartadas. 

MINISSÉRIE OU TELEFILME

O senso comum me diz para ir com Penélope Cruz fazendo Donatella Versace, e acho sim que ela pode vencer apenas pelo seu nome, mas tem algo na performance, em apenas um episódio de Versace, de Judith Light que me faz crer (e querer) em sua vitória. A atriz que seria indicada em convidada caso isso fosse uma categoria de comédia e drama, consegue sintetizar perfeitamente bem o impacto que sua personagem sofre e transfere isso para a tela em somente um episódio de forma magistral. Seu buzz foi enorme, ela tem várias indicações prévias ao Emmy e é tv legenda, vou mesmo continuar com ela. Uma possível surpresa? Merritt Wever por Godless.

DRAMA

Em uma das minhas apostas mais arriscada, vou com Vanessa Kirby por The Crown para vencer essa categoria. Embora todos estejam apostando entre Yvonne Strahovski e Ann Dowd pelo buzz e vitória anterior, respectivamente, eu acho que as duas e também Alexis Bledel (que também venceu o Emmy por esse papel) irão dividir os votos por serem personagens igualmente amadas em uma série muito popular. Kirby tem em seu favor uma personagem deliciosa, o ''branch'' de atores ter amado a série e até uma vitória no BAFTA. Se alguém de Handmaids for vencer, acredito mais em uma vitória de Yvonne que um repeteco de Dowd. Ah, adoro Headey, Bobby Brown e Newton, mas assim como Bledel e Dowd, elas meio que não fizeram nada em suas respectivas temporadas, né gente?

- ATOR -

 COMÉDIA

Uma categoria bem sonífero, para não variar muito, que está trazendo uma das 4 brigas diretas entre Donald Glover e Bill Hader (eles também disputam em direção, roteiro e como produtores de suas séries). Hader em Barry realmente atua muito mais que Glover em Atlanta, mas o rapper tem muito mais hype e nome atualmente, e duvido muito que ele não vença mais uma vez a categoria onde reina atualmente. Qualquer outra vitória seria uma baita surpresa.

MINISSÉRIE OU TELEFILME

Quem diria que o Blaine de Glee venceria uma categoria tão importante no Emmy, né gente? Mas é assim, o mundo as vezes não gira, ele capota. Acho que Darren Criss não tem, absolutamente, nenhuma concorrência em sua categoria e deve vencer muito fácil pelo serial killer de Versace. Porém, é sempre bom ficar de olho em Benedict Cumberbatch quando se trata de Emmys, essa é a sua sexta indicação em nove anos na mesma categoria e ele já venceu antes quando ninguém esperava. 

DRAMA

Estou vendo muitas pessoas apostando em Matthew Rhys vencendo pela temporada final de The Americans, mas a série nunca foi realmente amada pela Academia, então deixo ele como meu ''runner up''. Sterling K. Brown não foi muito aclamado pela segunda temporada de This Is Us, mas o cara está na crista da onda na indústria, vencendo todos os prêmios pelo papel e o ''branch'' de atores claramente ama a série, vou com ele de novo. Uma vitória/surpresa de Milo Ventimiglia pela mesma série é possível, fiquem de olho.

- ATRIZ -

COMÉDIA

Rachel Brosnahan. Irretocável. Próxima. E nem ouse roubar esse prêmio aqui, viu ladra de Oscar?

MINISSÉRIE OU TELEFILME

A vitória de Laura Dern por The Tale era certeza, mas odiaram tanto o filme que agora muita gente duvida. A sorte de Dern é que suas principais concorrentes também estão em projetos sem mais nenhuma indicação, como é o caso de Regina King, Edie Falco e Jéssica Biel, para muitos a possível vencedora no lugar de Dern. Eu acredito que se alguém for bater Laura, esse alguém é Michelle Dockery fazendo um sotaque perfeito em Godless, uma série amada pelo Emmy e com várias indicações prévias nas costas. Porém, não, a filha de Diane Ladd e Bruce Dern vai acabar vencendo mesmo assim.

DRAMA

Tentou-se criar narrativa para as vitórias de Sandra Oh por Killing Eve (indicada prévia com show novo), Keri Russell por The Americans (décadas na televisão, último ano da série) e Claire Foy  por The Crown (vitória no SAG, fazendo personagem real, última chance de premiar a atriz), mas no fundo a gente sabe que a vitória de Elisabeth Moss por The Handmaids Tale é uma das maiores certezas da noite, né gente? E eu até queria muito uma vitória de Foy ou Russell, mas não vejo acontecendo, e se tiver, provavelmente será mais uma vitória da Rainha Elizabeth.

- MELHOR SÉRIE - 

COMÉDIA


A briga entre Atlanta e The Marvelous Mrs. Maisel é real e não deve dar nenhuma outra candidata ao prêmio máximo. Eu acabei indo de Maisel por ser mais a cara do Emmy, ser realmente uma comédia e porque a Amazon está fazendo uma senhora campanha. Uma vitória de Atlanta é possível, aquele monte de indicações não foi por nada, mas ainda me soa uma série muito de nicho e fora da conformidade, capaz de ganhar prêmios periféricos, mesmo que grandes, mas não o maior deles. A vitória de qualquer uma das duas será incrível e isso que importa.



MINISSÉRIE OU TELEFILME

Pelas palavras de Morgan McMichaels, Ryan Murphy tem apenas uma coisa para falar

 ''Competition? What competition?'' 

DRAMA

É uma briga total entre Game of Thrones e The Handmaids Tale, duas séries que não tiveram lá seus melhores momentos nas temporadas que concorrem. E mesmo assim ainda acho que GOT foi mais destruída e parece que passou tanto tempo atrás que mal nos lembramos sobre o que foi a temporada. ''Handmaids'' teve seus detratores? Com certeza, mas ainda foi muito elogiada e a fama ainda é muito mais positiva que negativa, e como o Emmy adora repetir, vem mais vitória ai sim. A melhor indicada da categoria, não tendo visto The Americans, é de muito longe o drama sobre a realeza britânica, essa segunda temporada de The Crown foi perfeita.


E ai, será que fui bom de chute? Veremos logo mais na cerimônia que acontece hoje a noite, isso mesmo... uma segunda!

Um comentário: