sábado, 11 de fevereiro de 2017

Grammy 2017




               O Grammy Awards, maior prêmio da música mundial, ocorre amanhã  (12/02) e deverá apresentar uma das melhores corridas dos últimos anos. Adele e Beyoncé vão brigar voto a voto pelo maior prêmio da noite, Álbum do Ano, e até o envelope ser aberto qualquer uma das duas é uma provável vencedora. A noite também deverá ser de vitórias para Drake, Rihanna, Chance the Rapper e Maren Morris. Nesse post vou comentar quem deve vencer as principais categorias e também as de gênero.


ÁLBUM DO ANO

Existem poucas dúvidas que os dois álbuns que mais definiram esse último ciclo do Grammy foram os últimos lançamentos das cantoras Adele (25) e Beyoncé (Lemonade). A tarefa do Grammy agora é escolher entre eles para coroação máxima em sua premiação. Se poder um lado o novo trabalho de Adele chegou quebrando recordes, vendendo que nem água no deserto e com uma primeira música de trabalho já icônica, o cd acaba sendo visto por muitos como um ''21'' (anterior cd da cantora) genérico, e embora eu ache tal afirmação uma afronta já que os temas do álbum são mais diferentes e Adele acaba se aventurando em produções diferentes do que costuma fazer, admito que o cd não tem a mesma força de seu antecessor. Já ''Lemonade'' é, apenas, o maior trabalho da Beyoncé, que conseguiu se superar em todos os aspectos em relação ao seu já excelente trabalho anterior. Beyoncé escreveu um diário sobre um momento tão complicado de sua vida em forma de música e utilizou os mais diversos gêneros musicais para fazer tal feito, então por tamanha ambição (perfeitamente realizada) e por ser uma veterana com status de ''overdue'' (ou seja, que tão devendo a ela) eu acredito que a Academia vai sair da rota comum e premiar Mrs. Carter dessa vez. 

Algumas poucas pessoas acreditam na vitória de A Sailor's Guide to Earth, mas eu acho que seria muita ousadia do Grammy. As indicações do Views e do Purpose já são piadas, uma vitória seria ridículo.

QUEM GANHA: Beyoncé - Lemonade, com Adele muito, muito perto.

RANKING PESSOAL

1° - Beyoncé, Lemonade
2° - Adele, 25
3° - Sturgill Simpson, A Sailor's Guide to Earth
4° - Justin Bieber, Purpose
5° - Drake, Views


GRAVAÇÃO DO ANO

''Hello'' é o tipo de canção icônica que é a cara da categoria, junta isso ao fato de que é um dos maiores hits da década e está selado a vitória, aliás, acho que esse Grammy já estava escrito desde o lançamento da canção lá no final de 2015. ''Formation'' é excelente, mas falta o appeal de grande hit que predomina essa categoria, maldita seja Beyoncé que impediu o lançamento da canção em outras plataformas, ceifando qualquer chance da mesma se tornar um furacão nas paradas musicas. As indicações de ''Work'', ''Stressed Out'' e ''7 Years'' são compreensíveis pelo sucesso de suas músicas e porque, tirando a intragável canção do Lukas Graham, são canções até decentes, mas são completamente encheção de linguiça na categoria.

QUEM GANHA: Adele, Hello (Beyoncé seria um distante segundo lugar)

RANKING PESSOAL

1° Adele, Hello
2° Beyoncé, Formation
3° Twenty-One Pilots, Stressed Out
4° Rihanna (feat. Drake), Work
5° Lukas Graham, 7 Years 


 CANÇÃO DO ANO

 ''Hello'' será mais uma vitória fácil para Adele nessa categoria, a cantora é, claramente, muito reconhecida por ser uma excelente compositora e o trabalho na mesma na canção é um frescor para quem estava acostumado com a dor de corno presente em todas as músicas do seu trabalho anterior. Eu, particularmente, prefiro toda a sagacidade que a Beyoncé e seus compositores impregnam em cada verso de ''Formation'' para falar da questão e orgulho racial, e até acho que ela tem uma chance de vencer aqui, mas coisa mínima. ''Love Yourself'' não é das minhas favoritas do Bieber e, até por ser um dos compositores, a canção tem Ed Sheeran até o talo, o que nem sempre é bom. ''I Took A Pill in Ibiza'', lembrando que é a versão original, foi a maior surpresa das indicações e é até decente, mas é pura figuração, a indicação de ''7 Years'' é a cara do Grammy, mas é a pior da seleção sem dúvidas.

QUEM GANHA: Adele, Hello (diria que Beyoncé um segundo lugar certo e o Lukas Graham um terceiro não tão longe assim)

RANKING PESSOAL

1° Beyoncé, Formation
2° Adele, Hello
3° Justin Bieber, Love Yourself
4° Mike Posner, I Took a Pill in Ibiza
5° Lukas Graham, 7 Years


ARTISTA REVELAÇÃO

Três anos atrás essa mesma categoria tinha entre seus concorrentes um artista pop com vertentes de outro gênero (rap na época, Macklemore & Ryan Lewis), um rapper de verdade e aclamadíssimo (Kendrick Lamar) e uma cantora country queridinha da crítica (Kacey Musgraves) e eu mesmo contra todos, fui com a cantora country como vitoriosa... e errei. Esse ano o cenário se repete com, respectivamente, The Chainsmokers, Chance the Rapper e Maren Morris, e mais uma vez vou bater na tecla country e vejam o porque. A grande maioria está indo no duo de EDM, mas acho que mesmo com Meghan Trainor vencendo ano passado, seria um verdadeiro desastre e acinte ao nome do Grammy premiar o Chainsmokers, artistas que apresentam um trabalho genérico, datado e sem relevância nenhuma que não sejam seus hits instantâneos e completamente enlatados. A outra metade crê na vitória de Chance, o que me deixaria muito feliz, mas precisamos lembrar que rappers negros simplesmente não vencem essa categoria (Bon Iver batendo J. Cole, Maroon 5 vencendo Kanye West) e eu não acho que um artista sem tanto sucesso de público vai quebrar esse ''trending'' que acontece no Grammy. Eu também sei que Morris divide votos country com Kelsea Ballerini, mas eu creio que ela tenha muito mais apoio (mesmo) que Kelsea e vai conseguir reverter isso, afinal ela é a cara da categoria: mulher, cantora-compositora e faz country, um gênero muito mais acessível e respeitado que música eletrônica e rap, posso até errar, mas vou seguir nessa esperança. A indicação de Anderson Paak é maravilhosa, mas ele é completamente ''filler'' na categoria.

QUEM GANHA: Maren Morris (mas Chainsmokers são 2° lugar MUITO perto e Chance fica em 3° não muito longe também)

RANKING PESSOAL

1° Maren Morris
2° Chance the Rapper
3° Anderson Paak
4° Kelsea Ballerini
5° The Chainsmokers

PREVISÕES NAS DEMAIS CATEGORIAS:

- POP

- Best Pop Solo Performance: Adele, Hello.
- Best Pop Duo/Group Performance: Lukas Graham, 7 Years. Porém, Stressed Out corre logo atrás.
- Best Pop Vocal Album: Adele, 25.
- Best Traditional Pop Vocal Album: Depois de 30 anos de abstinência, Barbra Streisand deve finalmente voltar a vencer um Grammy com Encore: Movie Partners Sing Broadway, mas Josh Groban com Stages Live é uma ameaça.

- DANCE/ELETRÔNICA

- Best Dance Recording: Vou de The Chainsmokers com Don't Let Me Down, mas querendo que o Flume derrube eles com Never Be Like You
- Best Eletronic/Dance Album: Flume, Skin.

- ROCK/ALTERNATIVE

- Best Rock Performance: David Bowie, Blackstar. Com Heathens em segundo, mas seria hilário Beyoncé vencer aqui.
- Best Metal Performance: Gojira, Silvera.
- Best Rock Song: David, Bowie, Blackstar.  Heathens também vem na cola aqui.
- Best Rock Album: Weezer, Weezer. Por incrível que pareça, Blink pode ser spoiler aqui.
- Best Alternative Album: David Bowie, Blackstar. Com Radiohead em segundo.

- R&B

- Best R&B Performance: Rihanna - Needed Me, mas um upset de Solange é provável e seria maravilhoso porque ninguém merece essa música da Rihanna.
- Best Traditional R&B Performance: Lalah Hathaway, Angel. Fantasia pode e DEVERIA vencer.
- Best R&B Song: Rihanna - Kiss It Better, porém Maxwell pode e deve vencer pela excelente ''Lake by the Ocean''.
- Best R&B Album: Lalah Hathaway - Live. Com BJ de spoiler, mas Lalah vem ganhando algo todo ano.
- Best Urban Contemporany Album: Beyoncé, Lemonade. duh.

- RAP

- Best Rap Performance: Drake (feat.The Throne aka Jay-Z & Kanye) - Pop Style, mas queria tanto Chance vencendo com No Problems.
- Best Rap Song: Drake, Hotline Bling, que não é nem uma canção de rap, vem pisar Ultralight Beam.
- Best Rap/Sung Performance: Beyoncé feat. Kendrick Lamar, Freedom. Porém, Drake tem muitas chances.
- Best Rap Album: Drake, Views, mas se houver justiça, tem que dar Chance.

- COUNTRY

- Best Country Performance: Maren Morris, My Church. Carrie é sempre uma ameaça aqui.
- Best Country Song: Maren Morris, My Church. Tim McGraw é um runner-up com chances.
- Best Country Duo/Group Performance: Brothers Osborne, 21 Summer. Porém Kenny tem P!nk e Dierks ganhou o CMA, ambos podem vencer.
- Best Country Album: Sturgill Simpson, A Sailor's Guide to Earth. Se alguém bater o indicado a álbum do ano, será Maren.

- OUTROS

- Best Music Video: Beyoncé, Formation.
- Best Song Written for Visual Media: Justin Timberlake, Can't Stop the Feeling. Heathens em segundo.
- Best Musical Theater Album: Waitress, com The Color Purpe em segundo.
- Best Music Film: Beyoncé, Lemonade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário